Zona envolvente ao Palácio da Justiça será reconfigurada passando a contar com diversas infraestruturas até agora inexistentes e readequação de outras a partir da Av. Eng. Pinheiro Braga

Famalicão cresce para Norte com novo empreendimento imobiliário

Famalicão cresce para Norte com novo empreendimento imobiliário

Pub

 

 

A cidade de Vila Nova de Famalicão vai crescer para Norte, em direção a Braga, na zona envolvente ao Palácio da Justiça, em Gavião, na sequência de um novo projeto de empreendimento imobiliário que ali irá surgir, integrando habitação, comércio e serviços. A Câmara de Famalicão tem vindo a ultimar uma Unidade de Execução Urbanística para a zona contígua da Av. Eng. Pinheiro Braga, e cujo período de discussão pública decorre até esta segunda-feira, 10 de janeiro.

Por trás desta transformação de terrenos desocupados numa zona de grande pressão imobiliária encontra-se um plano urbanístico que verá surgir, dentro de alguns anos, novas habitações e uma zona comercial e de serviços. Ao todo, o principal promotor detém atualmente mais de 81 mil metros quadrados de terrenos no local. Como contrapartida pela construção de diversos edifícios na área, irá ceder, para zona verde e arruamentos, quase metade dessa área. Ficará ainda obrigado à execução de infraestruturas várias, nomeadamente a requalificação da Av. Eng. Pinheiro Braga, situada à saída da cidade.

Sessão de esclarecimento com a presença de 7 dezenas de interessados no projeto

Esta quarta-feira, dia 5 de janeiro, a Câmara Municipal de Famalicão realizou uma sessão de esclarecimento sobre a operação urbanística que contou com a presença de cerca de sete dezenas de cidadãos, prestando os esclarecimentos necessários e tendo recolhido desde logo um conjunto de sugestões relacionadas com o processo.

Duplicação de vias, rotundas, ciclovias e renaturalização de linhas de água entre as infraestruturas

Na sequência da proposta, que prevê um prazo de execução de cinco anos para as suas duas fases, a  Avenida Engenheiro Pinheiro Braga será duplicada com duas faixas de rodagem para cada lado, e será construída uma ciclovia, também de cada lado da rua, passeios para peões e arborização. Está prevista ainda a criação de duas novas rotundas entre a rotunda de Santo António e a  rotunda de acesso à Variante Nascente, em Gavião. Junto ao Palácio da Justiça vai nascer um novo arruamento de ligação entre  a Av. Eng. Pinheiro Braga e a Rua 20 de Junho, de acesso à Escola Básica D. Maria II, e será construído um novo arruamento entre a Rua Gavião Real e a Rua de S. Vicente.

palácio da justiça - vila nova de famalicão - urbanismo - arranjo urbanístico - obras municipais - arruamentos - renaturalização - ribeira - urbanização - construção

palácio da justiça - vila nova de famalicão - urbanismo - arranjo urbanístico - obras municipais - arruamentos - renaturalização - ribeira - urbanização - construção - Unidade de Execução Urbanística

O Município de Famalicão irá também proceder à renaturalização da linha de água que atravessa a zona e que desagua no Ribeiro de Talvai, com reabilitação das margens ribeirinhas e criação de percursos pedestres. Francisca Magalhães, diretora do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística do Município de Vila Nova de Famalicão, considera que este é “um projeto que vai ao encontro de um desenvolvimento urbano harmonioso”, mediante “uma articulação funcional, que assegura a justa repartição de benefícios e encargos pelos proprietários, bem como a integração das áreas afetas a espaços públicos e equipamentos”.

Ainda pode participar na discussão pública

Os cidadãos interessados em participar na discussão pública podem ainda fazê-lo, tendo para o efeito disponíveis os documentos para análise na Unidade de Execução Urbanística da Av. Eng. Pinheiro Braga, e poderão formular reclamações, sugestões ou observações, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal, através do email camaramunicipal@famalicao.pt ou por via postal até dia 10 de janeiro.

O que é “isto” da reabilitação urbana!?

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página -urbanismo - imobiliário - famalicão

Duatlo Famalicão regressa à Devesa pela mão dos Amigos do Pedal

Imagem: MVNF

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

‘Habitar Famalicão’ é estratégia municipal para habitação

Braga investe 45 milhões de euros na Estratégia Local de habitação

Nova Estratégia Local de Habitação da Póvoa de Varzim favorece mais de 1000 pessoas

Pub

Categorias: Famalicão, Urbanismo

Acerca do Autor

Artigos Relacionados

Comente este artigo

Only registered users can comment.