GuimaBus chega a Guimarães e inicia atividade na entrada de 2022

GuimaBus chega a Guimarães e inicia atividade na entrada de 2022

Pub

 

 

No dia 1 de janeiro de 2022 tem início uma nova era no serviço público de transporte coletivo de passageiros no concelho de Guimarães.

A Guimabus, com sede em Serzedelo, concelho de Guimarães, vai começar a sua operação com uma frota de 80 autocarros, em que irão destacar-se 22 viaturas elétricas (serão 26 até finais de 2022) , o que constitui a maior frota de autocarros elétricos do país.

Além disso, a frota da Guimabus, com uma idade média de apenas 4,12 anos, é 100% climatizada, disponibiliza acesso à Internet a bordo e está totalmente preparada para receber utentes com mobilidade reduzida.

“A Guimabus vai oferecer soluções de mobilidade para que quem vive, trabalha, estuda e passeia no concelho de Guimarães. E estamos a trabalhar para que a fiabilidade, o conforto e a segurança sejam características diferenciadoras dos nossos serviços”, afirma Fernando Salgado, CEO da empresa.

A relação com os clientes é outra das grandes mudanças: com um site, uma aplicação para telemóveis e presença diária nas redes sociais, a Guimabus aposta numa comunicação próxima e direta.

“A Guimabus representa um salto enorme em termos da qualidade do serviço de transporte, proporcionando uma mobilidade amiga das pessoas e do ambiente”, sublinha Fernando Salgado.

Em 2020, a GUIMABUS venceu o concurso público internacional para a concessão de serviço público de transporte rodoviário de passageiros lançado pelo Município de Guimarães, a vigorar nos próximos 10 anos, substituindo a Arriva, que nos últimos anos geriu os Transportes Urbanos de Guimarães (TUG).

O Município de Guimarães constituiu-se como Autoridade de Transportes, no quadro da nova legislação em vigor para o setor, e lançou o concurso público internacional para a concessão dos transportes públicos em todo o concelho, nos próximos 10 anos, perlo montante de 15 milhões de euros.

90 voltas à Terra em 2022

Com 110 motoristas, a Guimabus vai gerir uma rede com uma extensão de 242,8 quilómetros um total de 66 linhas que representam um aumento da oferta de transportes públicos de passageiros em cerca de 30 por cento.

Anualmente, os autocarros da Guimabus irão percorrer um total de 3,6 milhões de quilómetros, ou seja, 90 voltas à Terra.

A Guimabus tem um total de 134 colaboradores, sendo de realçar que integrou nos seus quadros parte dos trabalhadores dos Transportes Urbanos de Guimarães, num processo pacífico.

“Estamos ao serviço de todas as gerações. Servimos as crianças que precisam de transporte para a escola, os jovens que estudam na universidade, as pessoas de todas as profissões que precisam de uma solução de mobilidade de casa para o trabalho e vice-versa e servimos os idosos, que têm na Guimabus uma parceria de confiança para as suas deslocações”, afirma Fernando Salgado, CEO da Guimabus e líder do Grupo Vale do Ave Transportes.

guimabus - mobilidade - trasnportes públicos - guimarães - acesso a todas as pessoas

Uma empresa para servir Guimarães

Participada a 100% pelo Grupo Vale do Ave Transportes, a Guimabus foi criada exclusivamente para servir a comunidade vimaranense.

“Somos uma empresa de vimaranenses para vimaranenses e estamos ao serviço da comunidade”, destaca Fernando Salgado, acrescentando: “Vamos economizar tempo, encurtar distâncias entre as 69 comunidades do concelho de Guimarães e proporcionar mais desenvolvimento social e económico num território com 156 mil habitantes.”

“Com o nosso trabalho diário, e contando sempre com a parceria efetiva da Câmara Municipal, ambicionamos o reconhecimento e a confiança da comunidade vimaranense”, afirma o gerente da Guimabus, lembrando que “criar uma rede de transportes que sirva o mais possível todo o concelho e que, ao mesmo tempo, faça a ligação às redes intermunicipais e à ferrovia, representa um trabalho de grande complexidade e de grande responsabilidade”.

“O sucesso dos transportes públicos de Guimarães depende de uma parceria forte e efetiva que envolva todos nós: a Guimabus, a Câmara Municipal de Guimarães e cada cidadão vimaranense, que pode contribuir com as suas sugestões e a sua adesão ao transporte público, deixando o automóvel em casa”, adiantou Fernando Salgado.

guimabus - mobilidade - trasnportes públicos - guimarães - títulos de transporte - bilhetes

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

TRANSDEV substitui ARRIVA em Barcelos e Famalicão

Imagens: Guimabus

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Braga e o BRT (Metrobus, Busway ou… Bus Rapid Transit)

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.