Pub
Até às 17h00 do próximo dia 30 de dezembro, encontram-se abertas as inscrições para o Programa Porta 65 – Jovem, um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, promovido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, desde 2007, ao qual a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e muitos outros municípios se associam.
No concelho da Póvoa de Varzim, em abril deste ano, foram aprovadas 31 candidaturas. O apoio ao arrendamento atribuído pelo Porta 65 – J é concedido por 12 meses, mas pode ser renovado até cinco anos. Para o efeito, deve ser apresentada a renovação da candidatura.
As candidaturas devem ser enviadas através do Portal da Habitação, onde poderá consultar todo os procedimentos a efetuar passo a passo e mesmo um simulador para saber se tem direito a usufruir deste apoio estatal.
Porta 65 – J atribui subvenção mensal
Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência por jovens, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal. Essa subvenção é atribuída quando se reúnem determinados requisitos, o principal dos quais é a idade de 35 anos, sozinho ou em média no caso de se tratar de um casal.
Assim na prática, só podem usufruir deste benefício os jovens de idade superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de um casal de jovens, um dos elementos pode ter 36 anos, o outro elemento 34 anos, no máximo) que reúnam as seguintes condições: sejam titulares de um contrato de arrendamento para habitação permanente; não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação; nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional; nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio.
O diário online O Jornal Económico alerta ainda para o facto de a atribuição deste apoio levar em linha de conta outros critérios, ‘hierarquizados de acordo com a dimensão e composição do agregado familiar, taxa de esforço, rendimento mensal, proporcionalidade da renda e situação financeira dos familiares ascendentes’.
Imagem: Shvets Production / Pexels
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Póvoa de Varzim aprova 57 milhões de euros para Orçamento Municipal
Orçamento de Esposende para 2022 decidido em Assembleia Municipal
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
JSD propõe alterações ao Orçamento no IRS Jovem e Renda 65 – J
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.