Esposende aprovou, em Reunião de Câmara, sem votos contra, os documentos previsionais para o ano de 2022, nomeadamente o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal. Os documentos serão, agora, submetidos à discussão e votação da Assembleia Municipal, no próximo dia 21 de dezembro, prevendo-se aprovação definitiva nessa altura.
Maior orçamento de sempre ajudará a prosseguir descentralização
Com um valor global de 32,7 milhões de euros, onde se incluem 2,8 milhões de euros provenientes da transferência de competências por parte do Estado para a Câmara Municipal, para fazer face às novas despesas decorrentes deste processo, este é o maior orçamento de sempre do Município de Esposende. Este orçamento apresenta um saldo corrente de 2. 631.071 euros e despesas de capital de 11.807.039 euros que suportam os investimentos a concretizar no concelho.
Esposende consolidará desenvolvimento dos últimos anos
Em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, o orçamento para 2022 privilegia a conclusão de um conjunto significativo de obras em curso e projeta a concretização de uma série de outras empreitadas e projetos tendentes ao progresso e desenvolvimento do concelho. Destaque para a instalação de ensino superior em Esposende e para a concretização de projetos de investigação de reconhecimento internacional no Forte de S. João Baptista e na Estação Radionaval de Apúlia, a que se juntam a execução do Parque da Cidade e do Parque Desportivo e de Lazer Municipal. A par disso, o Município continuará a apostar na renovação das estruturas e dos serviços, mantendo o investimento permanente nas freguesias, no desenvolvimento económico e na criação de emprego, bem como no planeamento e promoção do território.
Benjamim Pereira salienta crescimento demográfico do Concelho
Benjamim Pereira, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, realça que este orçamento é reflexo do “crescimento contínuo e sustentado” do Município, patente nas dinâmicas económicas e sociais do território concelhio. A título de exemplo, aponta o crescimento populacional de 2,6%, confirmado pelos Censos de 2021, que coloca Esposende como o segundo município que mais cresceu na zona norte do país, um “aspeto que reflete e confirma a assertividade das políticas seguidas pelo município ao longo dos últimos anos”, afirma.
Prosseguir a melhoria contínua da qualidade de vida das populações
“Está garantido o desenvolvimento sustentável do nosso território sem colocar em causa a nossa excelente situação financeira, aspeto do qual nunca abdicamos”, afiança Benjamim Pereira. O autarca de Esposende acrescentando ainda que “este é um esforço conjunto que envolve o Município, mas também as Juntas de Freguesias e todo o tecido associativo, bem assim como as empresas municipais. Só assim, todos unidos, conseguiremos atingir os objetivos a que nos propomos, para bem do nosso território, e que se resume na melhoria contínua da qualidade de vida das nossas populações”, conclui.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Luísa Salgueiro dirige Associação Nacional de Municípios Portugueses
Concertos dão a escutar música de Natal na nova Praça de Famalicão
Imagem: MEPS
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Enviado alerta ao futuro Arcebispo de Braga para situação de sem-abrigo