Vida e obra da poetisa recentemente galardoada com o prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana decorre na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e conta com a presença de poetas de eleição e múltiplas atividades ao longo de 5 dias

Festa da Poesia de Matosinhos homenageia Ana Luísa Amaral

Festa da Poesia de Matosinhos homenageia Ana Luísa Amaral

Pub

 

 

Isabel Pires de Lima, Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Pitta, António Carlos Cortez, Perfecto Cuadrado, Andreia C. Faria, Maria Brás Ferreira, André Osório, são alguns dos nomes que marcarão presença na 16ª edição da Festa da Poesia de Matosinhos que decorrerá entre os dias 7 e 11 de dezembro e terá como fio condutor a vida e obra da poetisa Ana Luísa Amaral, recentemente galardoada com o prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana.

Com uma programação que se estenderá por cinco dias, a Festa da Poesia lançará um olhar sobre a vida e obra de Ana Luísa Amaral com uma entrevista de vida à autora, no dia 8 de dezembro, pelas 16h30 e uma homenagem no dia 11, também pelas 16h30, onde participarão, para além da autora, Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo.

Festa da Poesia evoca também Daniel Faria e Isabel Meyrelles

A Biblioteca Municipal de Matosinhos Florbela Espanca, acolhe uma vez mais o evento, que evocará ainda os poetas Daniel Faria e Isabel Meyrelles. Refira-se que Isabel Meyrelles, natural de Matosinhos e hoje radicada em França, é uma das últimas figuras incontornáveis do surrealismo português.

Poesia portuguesa contemporânea foco de atenções

A festa não seria festa se não visitasse a poesia portuguesa contemporânea, nomeadamente através do espaço Vozes, onde estarão presentes os poetas Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Pitta e António Carlos Cortez, para conversas sobre os seus diferentes percursos literários. No espaço “Entre dois rios e outras noites” a Festa da Poesia contará com a presença de alguns dos nomes cimeiros da nova geração, como Andreia C. Faria, Maria Brás Ferreira ou André Osório, em mesas de debate que abordarão os desafios que se colocam aos poetas em início de carreira.

Apresentação de projetos poéticos de e em Matosinhos

A Festa da Poesia será ainda o espaço para apresentação de vários dos percursos poéticos desenvolvidos ao longo do ano em Matosinhos, nomeadamente o laboratório de poesia “Boca em flor”, de Ana Celeste Ferreira, com a participação de Ianina Khmelik, bem como o “Território Poético”, um projeto audiovisual que, em 10 episódios, cruza o espaço de Matosinhos, com diversos autores e poemas, ou a “Poesia Maldita”, dita de forma inusitada por Isaque Ferreira, Rui Spranger e João Rios em espaços públicos da cidade.

Festa da Poesia também dá a conhecer novos livros

Haverá ainda espaço para o lançamento e apresentação de dois livros. O primeiro terá apresentação no dia 8, pelas 17hoo, e intitula-se «O Poeta Faz-se». Conta com textos de mais 40 autores, entre eles os formandos do Projeto +Literacia, um projeto de desenvolvimento das competências de literacia em adultos em processo de aprendizagem de leitura e de escrita, e de nomes como Rui Zink, Carlos Magno ou Hélia Correia. E o segundo, «Viajar com… Florbela Espanca», de José Carlos Seabra Pereira, uma edição conjunta da Opera Omnia e da Direção Regional de Cultura do Norte, será apresentado no dia 10, pelas 18h00.

Oficinas criativas destinadas ao público infantil

Entre 8 e 11 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Matosinhos Florbela Espanca, a programação contará também com a oferta de atividades para os mais pequenos, como as oficinas criativas “Os frascos dos poemas” e “Cartas para jogar e rimar”, a mostra biobibliográfica “Grandes poetas para pequenos leitores”, dedicada à poeta homenageada, a visita guiada teatralizada “À descoberta da biblioteca com Florbela em pessoa” , “Poesia para miúdos, declamada por graúdos e vice versa”, que tal como o nome indica será um espetáculo de leitura de poesia para o público infantil, com a participação da Universidade Sénior Florbela Espanca, Sarah – Poesia de Cor, entre outros.

Para participar, siga as regras de higiene em vigor

A participação é gratuita, mas carece de apresentação de Certificado Digital COVID, de comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias ou de comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo.

Os menores de 12 anos estão dispensados da obrigação de apresentação de Certificado Digital COVID da UE admitido nos termos do Decreto-Lei n.º 54-A/2021, de 25 de junho, bem como da apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo ou de realização de teste.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Imagem: M MTS

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.