Perda de receita municipal permite suavizar encargos fiscais dos agregados familiares

Esposende mantém IMI nos valores mínimos em 2022

Esposende mantém IMI nos valores mínimos em 2022

Pub

 

 

Esposende vai manter, em 2022, o valor mínimo (0,30%) da taxa de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, conforme deliberação aprovada, esta quinta-feira, 25 de novembro, em reunião de Câmara. No próximo mês de dezembro, a proposta será submetida à aprovação da Assembleia Municipal e depois comunicada a decisão à Autoridade Tributária e Aduaneira, até ao último dia do ano.

Descontos em função do número de dependentes do agregado familiar

O Município de Esposende continua, deste modo, e desde há vários anos, a praticar a mais baixa taxa permitida no quadro legal em vigor, para além de continuar a conceder descontos no Imposto Municipal sobre Imóveis aos agregados familiares em função do número de dependentes, designadamente no valor de 20, 40 e 70 euros, consoante tenham um, dois e três ou mais filhos, respetivamente.

Para além disso, tem em vigor, ao abrigo do Estatuto de Benefícios Fiscais, Incentivos à Reabilitação Urbana.

Perda de receita atinge 2,4 milhões de euros

Numa estratégia de fixação de população e de promoção da melhoria da qualidade de vida, em linha com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, o Município de Esposende suaviza os encargos fiscais dos agregados familiares, permitindo-lhes encarar despesas que de outro modo poderiam não ser possíveis , não obstante tal se refletir numa perda de receita, que, no caso do IMI, ronda os 2,4 milhões de euros, caso fosse adotada a taxa máxima permitida de 0,45%.

Outros impostos sobre rendimentos particulares em Esposende

Na reunião de hoje, o executivo municipal deliberou, ainda, manter, em 2021, o valor de 0,25% da Taxa Municipal dos Direitos de Passagem e a participação variável de 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Esposende.

IMI em 2021

O Imposto Municipal sobre Imóveis desceu, em 2021, em mais de 80 municípios, não tendo nenhum dos municípios portugueses optado pelo agravamento das taxas na presente anuidade.

A taxa de IMI definida pelas câmaras municipais pode variar entre 0,3% e 0,45%. A taxa mínima (0,3%) está a ser cobrada em 169 concelhos, 8 câmaras cobram a taxa máxima de 0,45% e apenas uma apresenta uma taxa de 0,5%, ao abrigo da exceção prevista no artigo 112.º, n.º 18, do Código do IMI (município abrangido por programa de apoio à economia local). A esmagadora maioria dos municípios optou por não mexer nas taxas de IMI em 2021.

Dicas para planear uma casa de verão de pequena dimensão

Esposende investe quase 750 mil euros em transporte escolar

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

bake - bushido associação de karaté de esposende

Esposende lança ‘Roteiro do Património Cultural Religioso’

Imagem: M EPS

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

CGTP lembra sofrimento das mulheres pela violência de todos os dias

Dez (ou onze) curiosidades sobre José Saramago

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.