Grupo de músicos alemães da nova geração europeia do jazz e a sempre brilhante Orquestra de Guimarães apresentaram concerto muito competente

Trio arrojado de Niels Klein liga o jazz ao clássico em Guimarães

Trio arrojado de Niels Klein liga o jazz ao clássico em Guimarães

Pub

 

 

Para o final de tarde desta 4ª feira, no início da segunda e última semana da edição 30 do Guimarães Jazz, o cartaz apresentava NIELS KLEIN TRIO & Orquestra de Guimarães. Preparava-se mais uma intervenção da orquestra da casa, na senda de actuações invulgares habituais, a exemplo da clássica performance Radiohead do ano anterior.

Simbiose bem urdida, entre 1 expert em improvisação (Klein), parecendo que é composição, da escola europeia do jazz contemporâneo alemão, não escondendo a influência americana (Coltrane/Coleman/Mobley). Recorde-se a forte presença dos militares americanos em solo europeu, cujo ponto principal de apoio tem sido desde sempre a Alemanha e por onde sempre se tocou e viveu o jazz.

Trio & Orquestra competentes e rigorosos

Concerto muito competente, entre o trio de músicos alemães da nova geração europeia do jazz e a sempre brilhante Orquestra de Guimarães, aqui dirigida por um jovem e promissor maestro. Quem assistiu, não saiu desiludido com as cabeças em cartaz.

O convite endereçado ao Niels Klein Trio, formado, além do saxofonista, pelo contrabaixista Matthias Akeo Nowak e pelo baterista Fabian Arends, para realizar o concerto de colaboração com a Orquestra de Jazz de Guimarães nesta edição do festival desenha de alguma forma uma linha de divergência em relação ao passado desta parceria. A mudança de paradigma deve-se ao facto de no trabalho de Niels Klein, ao contrário dos compositores que em anos anteriores abraçaram este projeto (como Marco Barroso ou Nels Cline, entre outros), a improvisação assumir preponderância sobre a composição, favorecendo assim uma maior dinâmica criativa com a orquestração e permitindo que a fluidez da criação em tempo real seja exponenciada pelo rigor composicional dos arranjos orquestrais.

neils klein trio com orquestra de guimarães no guimarães jazz 30 - 2021 - 029990

Niels Klein – saxofone tenor

Matthias Akeo Nowak – contrabaixo

Fabian Arends – bateria

Sábado, 13, com espírito de Duke Ellington… e WhoTrio no CCVF

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

O RAIZ e a ciência ao serviço da gestão florestal

Imagens: AM

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Cultura, Guimarães, Música

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.