Pub
‘Juntos fazemos museu. Caminhar para o desenvolvimento sustentável.’ é o tema do V Encontro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão que inclui, no dia 29 de novembro, um debate aberto ao público no Museu da Guerra Colonial, em Ribeirão, tal como como um workshop no Museu do Automóvel, na mesma freguesia, e uma visita técnica ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, destinada às equipas dos museus famalicenses, no dia 30.
O debate do primeiro dia do Encontro visa explorar o pilar económico, ambiental e social do desenvolvimento sustentável e apresentar a cultura como o quarto pilar, e irá funcionar em formato híbrido, presencial e através da plataforma Zoom, ambos com vagas limitadas e inscrição obrigatória.
Museus de Famalicão reúnem painel de excelência
Prevê-se uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável que abranja o panorama internacional, sendo que estarão presentes oradores como Mário Jorge Machado, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro, Fernanda Morais e Fernando Maia, do Museu da Energia de Salesópolis (Brasil), e Manuel Gama, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, que irão despoletar a reflexão e partilhar projetos de investigação e boas práticas realizadas em Portugal e no Brasil.
Avaliar pegada ecológica dos Museus de Famalicão
Neste mesmo dia, o Museu do Automóvel recebe, da parte da tarde, uma dinâmica de trabalho participado para as equipas dos Museus de Famalicão. Com este workshop, intitulado «Pegada Ecológica: um caminho a trilhar», pretende-se revelar o índice de sustentabilidade dos Museus de Famalicão, refletir sobre os resultados obtidos com a medição da pegada ecológica dos Museus de Famalicão, identificar ações que contribuam efetivamente para o Desenvolvimento Sustentável e definir estratégias de implementação das ações identificadas.
Museólogos famalicenses em visita ao Museu dos Coches
Para além das referidas atividades, o encontro também inclui, no dia 30 de novembro, uma visita técnica ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, dirigida somente às equipas dos Museus de Famalicão, no sentido de capacitar e formar as mesmas, através do contacto com boas práticas adotadas pela instituição no âmbito da gestão de coleções, nomeadamente ao nível da inventário, documentação e conservação.
Refira-se que o Encontro da Rede de Museus pretende trabalhar o papel destes trabalhadores especializados enquanto agentes transformadores no e do território, a partir de boas práticas que contribuam para o respetivo desenvolvimento sustentável. O tema abordado vem no seguimento do compromisso assumido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, no relatório de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no qual apresentou a intenção de criar ligações entre a atividade municipal e as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: M VNF
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.