Filme musicado ‘Os que nele habitam’ estreia em Guimarães

Filme musicado ‘Os que nele habitam’ estreia em Guimarães

Pub

 

 

A 31 de outubro, pelas 21h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, acontecerá a estreia de “Os que nele habitam”, um filme de Pedro Bastos que conta com a participação dos colaboradores da Outra Voz. A data será o culminar de um projeto que culminará numa dupla apresentação, uma vez que depois das gravações o agrupamento vimaranense deu início a um trabalho performativo e vocal que será dado a conhecer na mesma altura.

“O mundo não pára, e os nossos corpos tornam-se fluídos pelo hábito no espaço e no tempo. Essa fluidez faz-se no passar como uma marcha, uma vadiagem ou uma procissão. Vai-nos faltando espaço para parar e contemplar. Porque contemplar não é só olhar, como comer um pão não é só comer um pão. Por isso, não é só trabalhar para ter o pão e comer o pão para ir
trabalhar. Talvez seja esta a pequena questão, para mudar o mundo e os que nele habitam”.

“Os que nele habitam” nasceu em plena pandemia através de um trabalho artístico que englobou cerca de uma centena de participantes da Outra Voz. Trocaram-se cartas, gravaram-se conversas, sublinharam-se ideias, entretanto transpostas para o filme.

Do trabalho performativo e vocal com estas pessoas que gostam de cantar espontaneamente nasceu uma dupla apresentação, cuja estreia no Centro Cultural Vila Flor consistirá na exibição de um filme que será performado e musicado ao vivo pela Outra Voz, criando assim um cruzamento entre ficção e realidade, com a direção artística de Rui Souza.

os que nele habitam - cinema - pedro bastos - guimarães - outra voz - estreia

Quem é o agrupamento Outra Voz?

Outra Voz é um grupo da comunidade dedicado à expressão e exploração vocais a partir da música de tradição e transmissão oral e não apenas.

Criado a 18 de julho de 2010, a partir da Área de Comunidade da programação da Guimarães 2012, constitui o único projeto artístico que permaneceu para além da realização da Capital Europeia da Cultura.

Constituída em 2013 como associação cultural, a Outra Voz tem a sua atividade regular de ensaios distribuída por diferentes freguesias do concelho de Guimarães (Briteiros, Lordelo, Nespereira, Pevidém, S. Torcato e Academia de Bailado de Guimarães).

Com uma formação de cerca de uma centena de participantes, a Outra Voz é um ponto de encontro, mas também um genuíno fenómeno de autonomia e auto-organização efetivamente comunitária.

A rede comunitária que tem vindo a estabelecer ao longo dos seus mais de dez anos de atividade ininterrupta, centra-se na entreajuda, no sentido da construção de apresentações dignificantes e promotoras do debate sociocultural na comunidade.

Apoios institucionais e empresariais indispensáveis ao projeto

O espetáculo “Os que Nele Habitam” conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Guimarães, VITRUS Ambiente, a OFICINA, Cineclube de Guimarães e do Programa Bairros Saudáveis , que promove o bem-estar, a saúde e a melhoria das condições de vida das populações.

A Fábrica ASA, Lameirinho, Têxteis JF Almeida, S.A., Moagem Ceres A de Figueiredo & Irmão e CUPRUM – Comércio de Metais Não Ferrosos dão apoio à produção, da mesma forma que Marysia Lewandowska, Colin Fournier e Francesca Clare Rayner também emprestaram o seu contributo.

Bilheteira e acessos

Os bilhetes estarão disponíveis ao público no dia 31, após as 20h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Público em geral: 3,50€; Sócios do Cineclube de Guimarães: entrada gratuita.

A Oficina e o CEARTE promovem formação em Bordado de Guimarães

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Guimarães empossa Domingos Bragança pela terceira vez

Imagens:

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Uma fatia de desespero na pele e um nó na garganta do sonho

Pub

Categorias: Agenda, Cinema, Cultura, Guimarães

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.