Ciclo Terra 2021 da Capivara Azul termina em beleza

Sons cubanos de La Dame Blanche põem Guimarães em brasa

Sons cubanos de La Dame Blanche põem Guimarães em brasa

Pub

 

 

Na última sexta-feira, 1 de Outubro, por sinal Dia Mundial da Musica, o projecto La Dame Blanche, liderado por Yaite Ramos Rodriguez, assentou arraiais na cidade Berço, onde apresentou a mestria dos seus atributos musicais. O excelente concerto, numa organização da Capivara Azul que contou com o habitual apoio da Câmara Municipal de Guimarães, teve uma feliz coincidência: a entrada em vigor das novas das novas regras da DGS referentes à Pandemia.

Yaite, trajando de branco – como era expectável -, com um vistoso, comprido e negro charuto cubano na mão, fez troar na black box do CIAJG, mais concentrada de público do que habitual, o seu reportório composto por sons afro-latinos de sonoridade contemporânea influenciada pelo hip-hop. A este registo, um tanto diversificado, junta-se também o pulsar europeu, sobretudo através da bateria, dando um cunho pessoal ao registo do trio de origem cubana.

A música de Yaité, uma música do mundo por excelência, não deixou ninguém indiferente. A dado passo, associaram-se também ao espetáculo algumas ‘dançarinas’ mais arrojadas que até então se encontravam na plateia e subiram ao palco, a convite da artista.

La Dame Blanche define-se como sendo uma cubana que vive em Paris e cria combinações entre todas as dimensões que a cativam, da música latina à urbana, da cumbia ao hip-hop.

A mistura na sua música é sempre crescente e singular. Há hip hop, feminismo, dancehall e batidas cativantes, com os quais a cantora, flautista e percussionista Yaite Ramos Rodriguez, a mulher por trás do nome La Dame Blanche, oferece um som poderoso que convoca os espíritos.

Nascida e criada em Piñar del Rio, a província mais a oeste de Cuba, é filha de Jesús ‘Aguaje’ Ramos, diretor artístico da orquestra Buena Vista Social Club, tendo-se radicado em Paris, onde começou a partilhar a sua música com artistas de todo o mundo.

Tendo-se estreado nos registos de estúdio em 2014, com um disco homónimo, que a começou a catapultar para palcos um pouco por todo o mundo, seguiu-se, dois anos depois, La Dame Blanche, 2. O cardápio de influências cresceu significativamente Bajo el Mismo Cielo, de 2018, mas a sua grande prova de maturidade artística chega muito provavelmente com Ella, o mais recente trabalho, lançado há um ano. Ella é uma homenagem à sua mãe e a todas as mulheres, com dez canções que representam todas as faces da artista: a consciência política, o lado mais espiritual, as raízes hispano-americanas.

Yaité Ramos Rodriguez, voz e flauta
Marc Damblé, guitarra e beats
Valentin Provendier, bateria

Rodrigo Leão estreia ‘A Estranha Beleza da Vida’ em streaming

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

A Oficina e o CEARTE promovem formação em Bordado de Guimarães

Imagens: AM

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receba o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Portugal vai vacinar mais de 2 milhões de pessoas contra a Gripe

Gala da Capela Marta homenageia apoiantes e patronos

Pub

Categorias: Cultura, Música

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.