Sons cubanos de La Dame Blanche põem Guimarães em brasa

Sons cubanos de La Dame Blanche põem Guimarães em brasa

Pub

 

 

Na última sexta-feira, 1 de Outubro, por sinal Dia Mundial da Musica, o projecto La Dame Blanche, liderado por Yaite Ramos Rodriguez, assentou arraiais na cidade Berço, onde apresentou a mestria dos seus atributos musicais. O excelente concerto, numa organização da Capivara Azul que contou com o habitual apoio da Câmara Municipal de Guimarães, teve uma feliz coincidência: a entrada em vigor das novas das novas regras da DGS referentes à Pandemia.

Yaite, trajando de branco – como era expectável -, com um vistoso, comprido e negro charuto cubano na mão, fez troar na black box do CIAJG, mais concentrada de público do que habitual, o seu reportório composto por sons afro-latinos de sonoridade contemporânea influenciada pelo hip-hop. A este registo, um tanto diversificado, junta-se também o pulsar europeu, sobretudo através da bateria, dando um cunho pessoal ao registo do trio de origem cubana.

A música de Yaité, uma música do mundo por excelência, não deixou ninguém indiferente. A dado passo, associaram-se também ao espetáculo algumas ‘dançarinas’ mais arrojadas que até então se encontravam na plateia e subiram ao palco, a convite da artista.

La Dame Blanche define-se como sendo uma cubana que vive em Paris e cria combinações entre todas as dimensões que a cativam, da música latina à urbana, da cumbia ao hip-hop.

A mistura na sua música é sempre crescente e singular. Há hip hop, feminismo, dancehall e batidas cativantes, com os quais a cantora, flautista e percussionista Yaite Ramos Rodriguez, a mulher por trás do nome La Dame Blanche, oferece um som poderoso que convoca os espíritos.

Nascida e criada em Piñar del Rio, a província mais a oeste de Cuba, é filha de Jesús ‘Aguaje’ Ramos, diretor artístico da orquestra Buena Vista Social Club, tendo-se radicado em Paris, onde começou a partilhar a sua música com artistas de todo o mundo.

Tendo-se estreado nos registos de estúdio em 2014, com um disco homónimo, que a começou a catapultar para palcos um pouco por todo o mundo, seguiu-se, dois anos depois, La Dame Blanche, 2. O cardápio de influências cresceu significativamente Bajo el Mismo Cielo, de 2018, mas a sua grande prova de maturidade artística chega muito provavelmente com Ella, o mais recente trabalho, lançado há um ano. Ella é uma homenagem à sua mãe e a todas as mulheres, com dez canções que representam todas as faces da artista: a consciência política, o lado mais espiritual, as raízes hispano-americanas.

Yaité Ramos Rodriguez, voz e flauta
Marc Damblé, guitarra e beats
Valentin Provendier, bateria

Rodrigo Leão estreia ‘A Estranha Beleza da Vida’ em streaming

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

A Oficina e o CEARTE promovem formação em Bordado de Guimarães

Imagens: AM

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receba o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Portugal vai vacinar mais de 2 milhões de pessoas contra a Gripe

Gala da Capela Marta homenageia apoiantes e patronos

Pub

Categorias: Cultura, Música

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.