Iniciativa da Suonart destinada a valorizar património bracarense propõe concertos, debates e exposições

Em Braga acontece I Encontro Ibero-americano de Sineiros

Em Braga acontece I Encontro Ibero-americano de Sineiros

Pub

 

 

Na Sexta-feira, 1 de Outubro, acontece o I Encontro Ibero-americano de Sineiros, no âmbito do projecto Património Musical do Concelho de Braga, uma iniciativa da Suonart – Associação Cultural que conta com o apoio do Município de Braga.

Do programa deste projeto constam diversas actividades. Na parte da manhã, às 10h00, ouvir-se-á um toque festivo realizado a partir da Torre sineira da Igreja de São Victor, a que se seguirá uma conversa com diversos tocadores de sinos, a realizar no Adro da igreja.

Com o apoio da Fundição de Sinos de Braga – Serafim da Silva Jerónimo e Filhos, que disponibilizará um conjunto de sinos, será proporcionada a Oficina “Ouvir e aprender alguns toques de sinos”. Às 11h30, haverá a oportunidade das crianças participaram e desfrutarem dos toques sineiros com a realização de uma oficina designada por ‘Uma viagem ao mundo dos sinos’.

Na parte da tarde, o Auditório do Centro da Juventude de Braga acolherá as restantes actividades integrantes do I Encontro Ibero-americano de Sineiros. Às 14h30, será exibido o documentário ‘Os sons dos sineiros’, de Vanessa Cortez. Logo de seguida, às 15h00, será encetada a roda de conversa: “Juventude e sinos/Juventud y campanas”, que conectará representantes de Portugal, Brasil e Espanha, em que se abordará temáticas tais como as tradições e práticas sineiras antigas e actuais, assim como a conservação, preservação e salvaguarda de todo esse património material e imaterial. Esta sessão terá transmissão em streaming.

Às 17h00, será inaugurada a exposição “Os Sinos da Freguesia de S. Victor. Comunicar com Deus, com os homens e marcar o tempo”, nas instalações da Junta de Freguesia de S. Victor. Esta é mais uma actividade integrante do projecto Património Musical do Concelho de Braga, uma investigação musicológica e etnomusicológica, com início em 2016, que contempla a criação de uma rede de exposições e concertos nas freguesias do concelho. Esta exposição estará patente no referido espaço até ao dia 17 de Outubro.

Este dia terminará com um concerto pelo Ensemble de Sopros da Universidade do Minho, com direcção de Luís Ribeiro, também a realizar no Auditório do Centro da Juventude de Braga, com entrada livre, ainda que limitada à lotação do espaço e sujeita à reserva de bilhetes.

Para lá das actividades referidas, durante o evento estará patente a exposição relativa ao Património Musical de S. Victor “Os sinos da Freguesia de S. Victor. Comunicar com Deus, com os homens e marcar o tempo”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Imagens: M BRG

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receba o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.