Figurado de Barcelos conta com loja exclusiva no centro de Lisboa

Figurado de Barcelos conta com loja exclusiva no centro de Lisboa

Pub

 

 

Foi inaugurada, ontem, 6 de setembro, a loja Figurado de Barcelos, em pleno coração de Lisboa. Trata-se da primeira loja dedicada unicamente ao figurado tradicional português. No seu interior, podem ser encontradas, em exclusivo, peças de artesanato dos 18 artesãos de Barcelos com produção certificada em figurado.

Presente na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, exaltou a abertura deste espaço, como uma excelente oportunidade para alavancar, ainda mais, o artesanato de Barcelos, numa lógica priveligiada e voltada para o turismo e a exportação.

A loja Figurado de Barcelos está localizada no número 81, da Rua de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa, um palco privilegiado onde o artesanato de Barcelos se assume como estandarte do que de mais genuíno o país tem.

Trata-se de uma iniciativa do Grupo O Valor do Tempo, responsável por outros projetos de valorização, promoção e apresentação de Portugal ao mundo, através dos seus ícones mais distintivos, como a sardinha, as conservas, o pão, o pastel de bacalhau e, agora, o figurado de Barcelos. São 14 as marcas que O Valor do Tempo eternizou em lojas espalhadas por todo o país.

Num hino à tradição e à cultura, a loja Figurado de Barcelos conta com um coreto de significativas dimensões, em posição central, da autoria dos Irmãos Baraça, ladeado por centenas de músicos, minhotas, galos, santos populares, diabos ou cabeçudos.

A par das peças expostas na loja, o espaço irá acolher também, de forma periódica, os próprios artesãos com figurado certificado, exibindo, simultaneamente, um painel de rua para os homenagear.

À semelhança do figurado, Barcelos é detentor de mais duas produções certificadas: olaria e bordado de crivo.

A abertura da loja Figurado de Barcelos acontece no ano em que o Município viu aprovado o pedido de registo da marca Galo de Barcelos.

Barcelos aderiu, em 2019, à Creative Tourism Network, rede internacional que desenvolve a sua atividade na área do turismo criativo, e recebeu a certificação como Creative Friendly Destination. Barcelos recebeu, também, em 2019, o Prémio Europeu de Destino de Turismo Cultural Sustentável, promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network, e é, ainda, Cidade Criativa da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular, desde 2017.

CIM Cávado avança com cadastro simplificado para o território

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

As mais altas, as mais largas, as maiores e as mais velhas

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Jazz ao Largo regressa a Barcelos durante quatro dias imperdíveis

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.