Seniores de Santo Tirso recebem certificados de competências digitais

Seniores de Santo Tirso recebem certificados de competências digitais

Pub

 

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso procedeu esta sexta-feira, 4 de setembro, à entrega dos Certificados de Competências Digitais aos 166 seniores que concluíram o programa de formação e mentoria iniciado pela autarquia em 2019. Este projeto intergeracional de literacia digital colocou 50 jovens voluntários do concelho a transmitirem os seus conhecimentos a pessoas seniores, grande parte das quais de Instituições de Solidariedade Social (IPSS).

Na cerimónia realizada para o efeito na Fábrica de Santo Thyrso, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, considerou “fantástico” o exemplo dado pela participação nestas formações, sobretudo no difícil contexto de pandemia.

Realçou, ainda, o papel desempenhado pelos jovens mentores, alunos da Escola Secundária D. Dinis e da Oficina da Escola Profissional INA, agradecendo-lhes pela “capacidade de intervenção e participação cívica”.

José Eduardo Gomes, um dos jovens mentores, salientou, por seu turno, que o projeto “não foi só uma formação, foi também uma partilha de experiências e sabedoria”.

Uma opinião partilhada pela sénior Ana Maria Silva: “Foi espetacular. Gostei, sobretudo, do intercâmbio intergeracional, que foi muito enriquecedor. O que aprendi ajudou-me muito ao longo do tempo de pandemia. O impossível tornou-se realidade”.

As sessões de formação foram ministradas na Associação de Solidariedade Social de Areias (STASSA), na Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, na Oficina da Escola Profissional do INA e nos espaços SANTOTIRSO.PT de Santo Tirso e de Vila das Aves.

O Plano Municipal de Competências Digitais foi lançado em 2018 e envolve um investimento de 700 mil euros, destinado à promoção de medidas e ações de formação, equipamentos, programas e plataformas informáticas, incidindo nos serviços da câmara e na sociedade civil.

Jovens voluntários ensinam séniores a usar Novas Tecnologias em Santo Tirso

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Vale Eficiência permite melhorar eficácia energética de 100 mil famílias

Santo Tirso pretende lançar nova imagem de marca

Imagem: M STS

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro [email protected]

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.