50 jovens transmitiram os seus conhecimentos aos mais velhos do concelho em sessões realizads ao abrigo de um programa lançado em 2018

Seniores de Santo Tirso recebem certificados de competências digitais

Seniores de Santo Tirso recebem certificados de competências digitais

Pub

 

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso procedeu esta sexta-feira, 4 de setembro, à entrega dos Certificados de Competências Digitais aos 166 seniores que concluíram o programa de formação e mentoria iniciado pela autarquia em 2019. Este projeto intergeracional de literacia digital colocou 50 jovens voluntários do concelho a transmitirem os seus conhecimentos a pessoas seniores, grande parte das quais de Instituições de Solidariedade Social (IPSS).

Na cerimónia realizada para o efeito na Fábrica de Santo Thyrso, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, considerou “fantástico” o exemplo dado pela participação nestas formações, sobretudo no difícil contexto de pandemia.

Realçou, ainda, o papel desempenhado pelos jovens mentores, alunos da Escola Secundária D. Dinis e da Oficina da Escola Profissional INA, agradecendo-lhes pela “capacidade de intervenção e participação cívica”.

José Eduardo Gomes, um dos jovens mentores, salientou, por seu turno, que o projeto “não foi só uma formação, foi também uma partilha de experiências e sabedoria”.

Uma opinião partilhada pela sénior Ana Maria Silva: “Foi espetacular. Gostei, sobretudo, do intercâmbio intergeracional, que foi muito enriquecedor. O que aprendi ajudou-me muito ao longo do tempo de pandemia. O impossível tornou-se realidade”.

As sessões de formação foram ministradas na Associação de Solidariedade Social de Areias (STASSA), na Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, na Oficina da Escola Profissional do INA e nos espaços SANTOTIRSO.PT de Santo Tirso e de Vila das Aves.

O Plano Municipal de Competências Digitais foi lançado em 2018 e envolve um investimento de 700 mil euros, destinado à promoção de medidas e ações de formação, equipamentos, programas e plataformas informáticas, incidindo nos serviços da câmara e na sociedade civil.

Jovens voluntários ensinam séniores a usar Novas Tecnologias em Santo Tirso

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Vale Eficiência permite melhorar eficácia energética de 100 mil famílias

Santo Tirso pretende lançar nova imagem de marca

Imagem: M STS

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.