Rafael Pinto: Boas práticas – antilobby mas não só – são elementares para a saúde da democracia
PAN Braga quer criar Portal da Transparência Municipal

Pub
Rafael Pinto e o PAN Braga avançaram a vontade de combater a corrupção mediante um programa disruptivo, assente na criação de um Portal Municipal da Transparência no respetivo município. Esta nova medida foi dada a conhecer no âmbito da pré-campanha para as eleições autárquicas que irão decorrer em breve. Segundo o candidato, o voto anticorrupção no PAN é a escolha certa porque apresenta medidas “eficazes de base científica e não populista”.
- registo dos conflitos de interesses dos membros do executivo e deputados municipais;
- apoios atribuídos a entidades públicas e privadas; e
- registo do lobby municipal e da pegada legislativa.
“Do ponto de vista do combate à corrupção e aumento da transparência na administração pública a Câmara Municipal de Braga tem sido demasiado passiva”, destaca Rafael Pinto. “Precisamos de mais proatividade, com a adoção de medidas sérias que valorizem a qualidade da nossa democracia e não deem espaço aos populismos”.
Neste portal constaria informação como o registo dos conflitos de interesses dos membros do executivo e da Assembleia Municipal, como por exemplo a participação em sociedades privadas e outras associações.
“O que defendemos é uma total transparência para com os cidadãos que devem ter a possibilidade de conhecer os possíveis interesses de quem governa”, salienta o candidato.
Para além disto, nesta plataforma devem constar “dados de todos os apoios financeiros e em género concedidos a associações e a privados, incluindo isenções fiscais”.
Segundo o PAN Braga, os contribuintes têm que ter “acesso rápido e fácil à forma como a autarquia gasta o seu dinheiro, para poderem também avaliar a ação do executivo. Quanto mais transparente for a administração pública, maior é a confiança dos cidadãos”.
Registo das atividades de lobby
Com este Portal, as atividades de lobby – “qualquer atividade desenvolvida por indivíduos e empresas com o objetivo de influenciar as políticas e decisões de um governo ou instituição em favor de uma causa ou resultado específico” -ficariam também registadas, nele constando “as reuniões e audições do executivo e dos deputados municipais com entidades públicas e privadas no âmbito da discussão de propostas e tomada de decisões”.
De acordo com o candidato, “os governantes têm que prestar contas da sua atividade à população, isto inclui divulgar parte da sua agenda para que os cidadãos possam compreender quem reúne com quem e qual o motivo. A título de exemplo, imaginemos que após várias reuniões com uma construtora, a Câmara Municipal de Braga lança um concurso público para um novo projeto, que acaba adjudicado a essa mesma empresa. Os cidadãos devem conhecer todo o processo, desde o início”.
Segundo o candidato do PAN Braga, “estas boas práticas são elementares para a saúde da democracia” e “fomentam a confiança dos cidadãos nos eleitos”. Este “registo da pegada legislativa é essencial para percebermos quem participou nas propostas”, conclui Rafael Pinto.
Compromisso ‘Transparência e Integridade’
Anteriormente, o candidato do PAN à Câmara Municipal de Braga, Rafael Pinto, assinara um compromisso da organização Transparência e Integridade, comprometendo-se a combater a corrupção e pugnar pela transparência na autarquia.
A Transparência e Integridade é a maior organização nacional e internacional de luta contra a corrupção. No âmbito das eleições autárquicas, lançou o pacto “Autarca pelo Bom Governo”, que compromete os candidatos signatários a adotar um conjunto de medidas, caso sejam eleitos.
“Infelizmente, a adoção de medidas de combate à corrupção e aumento da transparência não têm sido levadas a sério ao nível nacional e local”, afirma o candidato. “Pelo contrário, a administração pública tem sido feita de modo fechado, excluindo os cidadãos da participação, quer seja de modo ativo ou passivo”.
O exemplo do regulamento municipal do bem-estar animal
A este propósito, o partido relembra o episódio recente da criação do regulamento municipal do bem-estar animal. “A Câmara lançou a proposta de regulamento para consulta pública e não contactou uma única associação de proteção animal, muitas das quais serão afetadas pelo regulamento. Esta tem sido a forma de atuar em todas as áreas”.
De entre as doze medidas do compromisso constam: a criação de um código de conduta e boas práticas; a publicação de relatórios anuais do funcionamento interno da autarquia; a criação de um canal de denúncias; a publicitação, no site da Câmara, de todos os apoios públicos concedidos a empresas e entidades sem fins lucrativos; e ainda a criação de mecanismos de participação pública mais alargados.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: PAN
VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Mariana Carvalho
‘Marketing Político’ | À Política o que é da Política, à Justiça o que é da Justiça, à Vergonha o que é da Vergonha

Por uma freguesia mais justa e inclusiva, candidato do Bloco de Esquerda defende minimização de desigualdades sociais
Gonçalo Costa busca ação participativa em Famalicão e Calendário

Primeiro-ministro assume enfrentar dificuldades mas vai à procura de um resultado tendo em vista ‘melhoria da vida dos portugueses’
António Costa ensaia discurso para a maioria absoluta do PS
![[Decidir] O dia depois de amanhã](https://vilanovaonline.pt/wp-content/uploads/2020/06/sandra-pimenta-pan-famalicão-DSC_0002b-248x165_c.jpg)
‘Quase 50 anos passaram sobre o 25 de Abril, pelo que importa que cada um e cada uma de nós que acredita num Estado de direito, democrático e inclusivo, tome para si a luta que foi de outros, tome nas suas mãos o seu próprio destino’
[Decidir] O dia depois de amanhã
Comente este artigo
Only registered users can comment.