Programação transversal com concertos, residências artísticas, workshops e exposições

Jazz ao Largo regressa a Barcelos durante quatro dias imperdíveis

Jazz ao Largo regressa a Barcelos durante quatro dias imperdíveis

Pub

 

 

Partindo para a sua sexta edição, o Festival Jazz ao Largo, em Barcelos, tem já um percurso consolidado e uma orientação programática bem definida. O Festival regressa em 2021 entre dos dias 9 e 12 de setembro a alguns dos locais e ruas mais icónicos da cidade para a inundar com quatro dias de excelente jazz que levam à cena alguns dos mais conceituados artistas do género no plano nacional e internacional, numa simbiose perfeita entre o jazz que se toca em Portugal e as experiências feitas por músicos de Barcelos.

Uma mão cheia de espetáculos dividir-se-ão entre o Largo Dr. Martins Lima, o Theatro Gil Vicente, o claustro e o o Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos. Por Barcelos passarão também nomes tão sonantes como a pianista italiana Rita Marcotulli e o saxofonista inglês Andy Sheppard, com o seu projeto Costa Oeste. Os palcos dedicados ao universo das improvisações receberão, este ano, os magníficos Paulo Mesquita, a solo, e Luís Vicente Trio, com Gonçalo Almeida, no contrabaixo, e Pedro Melo Alves, na bateria.

9 de setembro – Rita Marcotulli

O Festival começa a 9 de setembro com um concerto protagonizado por Rita Marcotulli, uma das principais artistas de jazz italiano. Compositora, pianista e dotada de um timbre melódico e uma voz instrumental única, Rita Marcotulli traz até Barcelos a sonoridade italiana e as experiências de longos anos de carreira dividindo o palco com vários músicos. O concerto está marcado para as 22h00, no Largo Dr. Martins Lima.

10 de setembro – Andy Sheppard

O caráter internacional do Jazz ao Largo fica também marcado pela presença de Andy Sheppard, um dos principais saxofonistas europeus e um dos raros músicos britânicos que tiveram impacto significativo no panorama internacional de jazz. Para a sua passagem por Barcelos, Andy Sheppard convida três dos mais inovadores instrumentistas portugueses – Mário Delgado, na guitarra, Hugo Carvalhais, no contrabaixo, e Mário Costa, na bateria, – e apresenta o projeto Costa Oeste. O concerto acontece dia 10 de setembro, às 22h00, também no Largo Dr. Martins Lima.

11 de setembro – Mário Delgado e Paulo Mesquita

Depois de uma viagem até Itália e de uma passagem por Inglaterra, o Festival Jazz ao Largo passa, em definitivo, para vozes nacionais. Bestiário é o projeto que se segue, dia 11 de setembro, à mesma hora e no mesmo local. Ao abrigo do projeto Caleidoscópio, o guitarrista Mário Delgado lidera a Residência Artística que envolve músicos oriundos da cidade de Barcelos e a apresentação pública de vários dias de partilha e de construção musical acontece no Festival Jazz ao Largo.

No mesmo dia, mas durante a tarde (15h00), no Salão Nobre, o multi-instrumentista Paulo Mesquita assume os comandos de um workshop de improvisação, inspirado nos vários projetos a que o músico está associado, desde dança, teatro, cinema e música ao vivo. O resultado será apresentado num concerto, às 17h00.

12 de setembro – Luís Vicente Trio

O Jazz ao Largo é também um festival de estreias. No último dia, às 17h00, apresenta-se, no claustro do edifício da Câmara Municipal de Barcelos, Luís Vicente Trio, com “Chanting in the name of…”, disco de estreia do grupo formado por Luís Vicente, no trompete, Gonçalo Almeida, no contrabaixo, e Pedro Melo Alves, na bateria. Será um concerto de música espiritual e aguerrida.

Workshop e residência artística

Este ano, a componente educacional do Festival sai também reforçada com um workshop de improvisação, liderado pelo pianista e improvisador Paulo Mesquita, e a residência artística protagonizada pelo guitarrista Mário Delgado.

Jazzyababum para bebés e os seus pais

Dos oito aos 80 anos, o Jazz ao Largo não esquece os ainda mais pequenos e apresenta, no dia 12, às 10h00, no Theatro Gil Vicente, jazz para bebés e outras crianças de tenra idade, com Jazzyababum, um projeto para a primeira infância, com uma grande componente musical, através da qual será desenvolvido um primeiro contacto com o jazz.

‘Interlúdios’ fotográficos de João Sousa

O Festival contará ainda com a exposição de fotografia do barcelense João Sousa, intitulada “Interlúdios”, um olhar do fotógrafo João Sousa sobre o próprio Festival, que estará patente no Theatro Gil Vicente.

PROGRAMA

09 set • RITA MARCOTULLI
22h • Largo Dr. Martins Lima

10 set • ANDY SHEPPAR COSTA OESTE
22h • Largo Martins Lima

11 set • WORKSHOP IMPROVISAÇÃO
15h > 16h30 • Salão Nobre Barcelos
Inscrições pelo email jazzaolargo@gmail.com

11 set • PAULO MESQUITA
17h • Salão Nobre CM Barcelos

11 set • BESTIÁRIO
(Residência Artística Caleidoscópio)
22h • Largo Martins Lima

12 set • JAZZYABABUM
10h • Theatre Gil Vicente

12 set • LUÍS VICENTE TRIO
17h • Claustros da CM Barcelos

9 a 12 set • INTERLÚDIOS
Exposição de Fotografia • Teatro Gil Vicente

Reservas para:
tgv@cm-barcelos.pt
telf. 253 809 694

Todas as atividades são de entrada gratuita, limitada à lotação dos espaços e em conformidade com as regras de segurança e higiene, decorrentes da pandemia pela Covid-19.

O Festival Jazz ao Largo é uma organização da Câmara Municipal de Barcelos, com a curadoria do barcelense Pedro Oliveira.
Pode reservar o bilhete para os espetáculos no Theatro Gil Vicente, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, através do e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou por telefone (253 809 694).

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Imagens: M BCL

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Agenda, Barcelos, Cultura, Música

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.