Manuel de Oliveira levou beleza dos sons ibéricos a Famalicão

Manuel de Oliveira levou beleza dos sons ibéricos a Famalicão

Pub

 

 

Quis o destino que na sexta-feira, 20 de agosto, Manuel de Oliveira, vimaranense autodidata na arte de tocar guitarra, a qual aprendeu a tocar com o seu progenitor Aprígio Oliveira, se apresentasse na edição 2021 do ANIMA-TE, no Parque da Devesa, em Famalicão, em espetáculo de fim de tarde ao pôr do sol.

O concerto de Manuel Oliveira foi um início de sunset bastante agradável, com um set curto, rápido e fluído, perante algum público, fans, amigos, famílias e curiosos, num dia soalheiro e quente a convidar a outras paragens. Já que neste ano, a jornada é dupla, talvez o público aguardasse o cabeças de cartaz. Manuel cumpriu e não desmereceu o convite. Realce para a homenagem a Zeca Afonso, com Venham mais cinco, executado com elevada mestria técnica, usando uma sequência de guitarras, muito bem conseguida.

Conhecido como ‘o guitarrista Ibérico’, Manuel de Oliveira entrega às suas composições os reflexos da alma peninsular que lhe corre nas veias sem, contudo, deixar latente um respeito, uma veneração intemporal, pelas suas origens e tradições. Com um vasto percurso internacional, é um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos. Do seu currículo destaca-se a edição internacional do álbum “Amarte” e a presença em alguns dos mais importantes festivais europeus – “Emociona Jazz!!” (Espanha) e “Couleurs Jazz” (França), ao lado de nomes como Brad Mehldau, Chick Corea, Mike Stern e Richard Galliano, entre muitos outros. Manuel de Oliveira concebeu “Os Nossos Afetos”, espetáculo da cerimónia de abertura da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, com Cristina Branco, Chico César e Rão Kyao. O mais recente “Ibéria Live”, com os conceituados músicos fundadores do Flamenco Jazz – Jorge Pardo e Carles Benavent, esgotou o CCB e Casa da Música em 2016.

A 2ª parte desta sessão do ANIMA-TE de 20 de Agosto seria finalizada com Bruno Pernadas e sua banda. A música continua…

Talento Made in Guimarães | Igor Gonçalves

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Imagens: Albano Mendes

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro [email protected]

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

 

Pub

Categorias: Cultura, Famalicão, Lazer, Música

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.