Município de Esposende promove legado galaico-romano

Castro de São Lourenço regressa ao passado

Castro de São Lourenço regressa ao passado

Pub

 

 

O Castro de São Lourenço, em Esposende, vai regressar ao passado neste fim-de-semana de 23 a 25 de Julho.

O projeto cultural “Do Ferro ao Ouro” irá realizar a visita encenada “Identidade(s) – o homem e o território, quotidiano galaico-romano” nesta Sexta-feira. A iniciativa irá realizar-se às 17 horas, repetindo-se no Sábado, às 15, 16, 17 e 18 horas, e no Domingo, às 15,16 e 17. De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Esposende, “serão recriadas rábulas dinâmicas onde é necessário que os legionários protejam o coletor de impostos, para que não caia na ira das mulheres do povoado”. Para além disso, haverá também uma encenação “de práticas de ofícios da época, como a tecelagem, a moagem e a  produção de sal e cerveja”.

Já nas noites de Sexta-feira e de Sábado haverá lugar para o espetáculo “Helios – o Deus Solar”. Com inspiração no deus grego que representava a personificação do sol, a exibição reúnirá dança, acrobacias aéreas e combates de gladiadores. A performance contará também com manipulação de fogo e alguns efeitos pirotécnicos. A produção ficará a cargo da Almanach-Cooperativa Cultural, realizando-se às 22 horas de Sexta-feira, com repretição às 22 horas e meia de Sábado. Por fim, Carla Cardoso irá encenar e interpretar “O Pranto de Maria Parda” de Gil Vicente. Neste monólogo, a actriz e encenadora irá representar “uma bêbeda velha mulata (daí o nome Parda), que se queixa do preço que o vinho alcançou (devido à sua escassez), nas tabernas das ruas de Lisboa”.

De acordo com a autarquia esposendense, a entrada é gratuita, limitada à lotação do espaço e far-se-á pela ordem de chegada. Contudo, os bilhetes devem adquirir-se previamente aqui.


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: D.R.

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Pedro Maia Martins

Esposendense de nascimento, barcelense de criação e conimbricense por hábito. Licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Colaborou no passado com o Jornal Universitário de Coimbra - a Cabra e com a Revista Via Latina - Ad Libitum. Foi o último editor de País e Mundo do referido jornal. Colabora neste no momento com a Vila Nova Online e a Revista Bica.

Write a Comment

Only registered users can comment.