‘Depois de surgir, em 1891, rapidamente conquistou grupos de jovens e adultos que se embrenharam na modalidade em ritmo cada vez mais crescente’

Basquetebol, breve história de um dos desportos mais populares

Basquetebol, breve história de um dos desportos mais populares

Pub

 

 

O basquetebol é, na realidade, não penas uma das modalidades desportivas mais populares nos Jogos Olímpicos, mas uma das modalidades mais populares em todo o mundo. A sua designação está directamente ligada ao processo da sua implementação assente na língua inglesa: basketballbasket (cesto) e ball (bola).

O basquetebol infiltrou-se na programação olímpica em 1936. Por alturas da décima primeira olimpíada, na cidade de Berlim, na Alemanha de Hitler, surgem notícias de que terá chegado a ser apresentado como desporto de exibição em Saint Louis, nos Estados Unidos da América, em 1904, certa e obviamente por acontecer na sua casa-mãe!

O basquetebol feminino surgiu somente em 1976, nos Jogos de Montreal, no Canadá.

Desde a sua introdução nos Jogos Olímpicos que o universo norte-americano detém a supremacia, ou o record, das medalhas, dos lugares cimeiros do pódio.

História deveras interessante

O basquete, ou basquetebol, modalidade desportiva colectiva que coloca duas equipas em confronto, é um desporto com uma história deveras interessante. Teremos de voltar atrás no tempo muitos anos, pois que o seu nascimento se ficou a dever a um professor de educação física canadiano, James Naismith (1861-1940) que se encontrava em funções na Associação Cristã de Rapazes de Springfield, Massachusets, nos Estados Unidos da América.

A ideia surgiu corria o ano de 1891 e terá sido motivada pelas más condições atmosféricas que nessa altura se faziam sentir na cidade americana, fazendo a moçarada enfrentar uma época de inverno muito rigorosa. Para livrar os alunos dos  sacrifícios do desporto ao ar livre, James Naismith lembrou-se de recolher a um espaço interior da Escola, talvez um presumível ginásio, deixando ficar para o ar livre as práticas do beisebol e do futebol. Mas não eram apenas a neve e a chuva as preocupações do docente: James Naismith preocupava-se também já com a violência desportiva na prática dos desportos americanos.

Nessa transição para o interior da Escola, o referido professor teve a ideia de prender dois cestos de pêssegos numa parede – ficaram a 3,05 metros, altura ainda hoje utilizada. Assim pendurados num poste ou numa parede poderiam desafiar à tentativa de lá enfiar uma bola de futebol – sim, porque inicialmente eram estas as que se encontravam disponíveis!

O seu desafio foi ouvido e rapidamente conquistou grupos de jovens e adultos que se embrenharam na modalidade em ritmo cada vez mais crescente. Assim foi de tal maneira que o primeiro jogo dito oficial aconteceu um ano depois, em 20 de Janeiro de 1892. Assistiram ao jogo perto de duas centenas de entusiasmados curiosos na cidade de Nova Iorque. Cada equipa era constituída por nove jogadores, tendo a partida terminado com 1-0.

O contágio por este tão apelativo desporto foi tão rápido que as meninas não quiseram ficar quietas e o seu primeiro jogo público aconteceu logo em 1896 graças ao trabalho de uma professora de educação física, Senda Benrenson. Foi o início de uma expansão que grassou pelo mundo fora. E assim foi até à instituição de organismos federativos nacionais e internacionais. Presentemente cerca de duzentos países estão agregados à Federação Internacional de Basquetebol, localizada em Genebra, na Suíça desde 1932. A sua maior difusão aconteceu após a Segunda Guerra Mundial.

Neste retorno ao passado deixa-se também uma nota curiosa para o tempo dos primeiros ensaios, para recordar que após o improviso inicial os primeiros cestos tinham ainda fundo e, assim, sempre que um atleta conseguisse lá enfiar a bola era necessário esperar que um ajudante de serviço encostasse uma escada ao poste e retirasse de lá o esférico. Com o tempo o fundo do cesto foi retirado o que permitiu ao jogo ganhar uma maior dinâmica.

Com o decorrer do tempo e da experiência, foram criadas as regras, as medidas e constituição do recinto de jogo, bem como a formação das equipas e a evidente estratégia desportiva. Mesmo a bola utilizada atualmente, de cor laranja porque até então era castanha, surgiu apenas em 1984, em Massachussets. Até então o modelo usado era semelhante à de futebol só tendo sido mudada num momento em que o desenvolvimento tecnológico e material o proporcionou.

Os Estados Unidos ainda hoje tentam desviar-se um pouco do modelo internacionalmente adoptado, especialmente nos tempos de jogo. Este é, sem dúvida, um país onde militaram e militam os basquetebolistas considerados melhores do mundo.

Refira-se ainda que o jogo que registou o maior número de pontos aconteceu em 1983, entre as equipas do Denver Nuggets e o Detroit Pistons (186-184), com vitória deste último. O Guinness também nos diz que Mats Wermelin, um jovem sueco de 13 anos de idade, em 1974 marcou 272 pontos numa só partida.

vila nova online - basketball - basquetebol - olimpismo - james naismith -- escola profissional cior

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - basketball - basquetebol - olimpismo - james naismith - 1ª página

Imagens: DR

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Ilídio Torres

Membro da Academia Olímpica de Portugal, órgão do Comité Olímpico de Portugal.

Write a Comment

Only registered users can comment.