Viana do Castelo revela curiosidades, detalhes e registos variados, demonstrando a importância do vestuário vianense na infância das crianças portuguesas
Museu do Traje prossegue mostra do “Traje no Mundo Infantil”

Pub
No Museu do Traje de Viana do Castelo prossegue a exposição “O Traje no Mundo Infantil”. A mostra, que pode ser mais facilmente acompanhada por uma folha de sala ou catálogo da exposição, apresenta o uso de trajes regionais vianenses no imaginário do mundo infantil, que geralmente está associado a recreações fotográficas, brinquedos, ilustrações, ao vestuário das crianças no passado e ao uso atual destes trajes nas festas e romarias no concelho.
A mostra – que prossegue durante este verão e ainda sem data definida para o seu término, uma vez que se prolongou para lá da data prevista por força dos interregnos causados pela pandemia – apresenta uma variedade de vestuário utilizado pelas crianças nas aldeias vianenses, bem como de trajes à vianesa infantis. A exposição revela curiosidades, detalhes e registos variados, demonstrando a importância que o vestuário vianense sempre teve na infância das crianças portuguesas.
Coleção de bonecas da ‘Casa das Miudezas’
Assim, nesta exposição pode ser encontrada uma coleção do Museu do Traje constituída por um conjunto de bonecas, datadas entre a década de 30 e a de 40 do século XX, que pertenciam à “Casa das Miudezas”, antiga loja de artigos e trajes regionais, bonecas “vestidas à Vianesa”, entre outros, que se situava no edifício que confronta com a Praça da República e a Rua Sacadura Cabral.
Bonecas doadas com trajes em vários registos
No que toca a brinquedos, da década de 60 do século passado podemos ver uma boneca de trapos, executada pela artesã Maria Helena, com um Traje à Vianesa de Areosa. Também estão expostas duas bonecas de celuloide, da década de 60/70, uma com um Traje de Domingar e a outra com um Traje de Noiva, doadas por Marie Françoise de Lima. Já dos finais do século XX estão expostas oito bonecas de porcelana doadas ao Museu do Traje por Ana Paula Meira, a envergarem diversos trajes típicos.
Trajes em miniatura
O traje infantil é ainda encontrado no Mundo das Miniaturas, com a existência de pequenas peças para vestir bonecas com trajes regionais vianenses. As peças, executadas por Gemeniana Branco, demonstram o rigor e a mestria que esta ilustre vianense dedicava às artes populares.
Fotografias ‘à moda do Minho’
O traje infantil é também apresentado através dos Retratos, visto que desde o século XIX que surgem vários registos onde os trajes populares das aldeias vianenses dão corpo às interpretações do mundo rural alto-minhoto. Há mais de 100 anos que as famílias mais abastadas, por altura do Carnaval, para bailes e quermesses, ou apenas para registo fotográfico, trajavam os seus filhos “à moda do Minho”.
Postais e desenhos
Também o traje infantil foi inspiração para a criação de postais ou simples desenhos. Um dos postais expostos é da 1ª Guerra Mundial e, para além de um menino vestido como um soldado português da época, utilizou uma menina com um Traje à Vianesa de Areosa.
Uso de trajes regionais infantis na atualidade
Na atualidade, desde há vários anos que, na Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, muitas crianças vestem alguns dos trajes regionais vianenses. Especialmente no cortejo etnográfico, podemos ver centenas de crianças, com toda a chieira, a usarem estas roupas de tempos passados.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: ABelo/M VCT
VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Rainha elevou Viana à categoria de cidade
História | Exposição assinala bicentenário do nascimento de D. Maria II em Viana do Castelo

A 26 e 27 de dezembro, a Epifania acontece no centro histórico e comercial da cidade
Reis Magos visitam Vila do Conde

27/3 | A Prostituição deve ser legalizada?
Civitas Braga debate a prostituição na sociedade contemporânea

Na Fundação Cupertino de Miranda, última oportunidade de visitar exposição a 14 de março acontece em simultâneo com apresentação de projeto de teatro-circo dos alunos baseado na exposição da artista surrealista famalicense
INAC encerra ‘Como a sombra a vida foge’ de Isabel Meyrelles na FCM

No encontro de cidadania ativa serão dadas a conhecer algumas propostas a apresentar à Câmara Municipal de Braga
Braga para Todos debate ‘Políticas para o Rio Este’
Comente este artigo
Only registered users can comment.