2ª linha com base em Lousado poderia facilitar deslocações para trabalho e acesso a serviços públicos de ensino e saúde

Eduardo Oliveira propõe replicação do ‘Voltas’ em vários pontos de Famalicão

Eduardo Oliveira propõe replicação do ‘Voltas’ em vários pontos de Famalicão

Pub

 

 

Eduardo Oliveira, o candidato do Partido Socialista de Famalicão à presidência da Câmara Municipal famalicense nas eleições autárquicas que se vão disputar a 26 de setembro, preconiza que o serviço urbano de transporte público rodoviário  “Voltas” seja “replicado noutras zonas do concelho”. No seu entendimento, este é um “serviço útil para as pessoas de mais baixos rendimentos e não é justo que abranja apenas a cidade”.

Tendo sido o contrato de concessão recentemente revogado por manifesto desinteresse do operador que vinha assegurando o serviço, sustenta Eduardo Oliveira que este é o “momento apropriado” para a Câmara Municipal “fazer um balanço da experiência e de olhar para outras realidades, como a zona poente do concelho”, alargando este serviço de transporte público que nos últimos cinco anos se tem circunscrito à cidade às “freguesias mais populosas e com ligações ao comboio por perto”.

Nas suas últimas intervenções públicas, mormente aquelas em que esteve presente a apoiar candidatos às juntas de freguesia pelo seu partido, o candidato socialista à presidência da Câmara de Famalicão referiu-se à mobilidade e aos transportes públicos amigos do ambiente, um dos cinco pilares em que assentará o programa eleitoral do PS.

Incremento de transportes públicos contribui para redução da pegada carbónica

A eletrificação da Linha do Minho e a aquisição de novas automotoras elétricas para a Linha de Guimarães, acrescentou o também líder da Concelhia do PS Famalicão, “abrem novas oportunidades de mobilidade aos famalicenses de Fradelos, Ribeirão, Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, por exemplo. E a Câmara, para facilitar a vida aos munícipes e em nome da sustentabilidade ambiental, deve criar condições para retirar os automóveis das estradas e incrementar o recurso aos transportes públicos, sobretudo, como é o caso, se contribuírem para a descida da pegada carbónica da nossa comunidade”.

Aliás, o candidato socialista à presidência da Câmara de Famalicão defende que a autarquia deve privilegiar, no próximo contrato de concessão do “Voltas”, o operador que “incorporar maior percentagem de autocarros elétricos na sua frota”, como forma de “avançarmos para a total eletrificação dos autocarros alocados a serviços total ou parcialmente pagos com dinheiros municipais, como os transportes escolares, até 2030, em linha com a agenda de Paris”.

2ª linha do ‘Voltas’ deverá ter Lousado como epicentro

Segundo Eduardo Oliveira, uma segunda linha do “Voltas” baseada em Lousado deveria ter horários combinados com os comboios para Famalicão e para o Porto, assim como os dos estabelecimentos de ensino secundário e superior da sede do concelho e de Braga e do Porto, por forma a “terem uma utilização economicamente sustentável” para o concessionário.

De igual modo, ajuntou, deverá servir para facilitar as deslocações das populações que trabalham e vivem na zona, o acesso aos serviços da rede de cuidados de saúde primários e ao hospital de Famalicão e “predispor às compras no comércio tradicional”.

Transportes públicos cómodos, fiáveis e seguros

Os famalicenses precisam, realçou, de transportes públicos fiáveis, de mais rotas, para uma cobertura maior do território, de horários mais frequentes e de itinerários ajustados às necessidades de quem tem no transporte coletivo a “única alternativa de mobilidade”.

Chamou ainda a atenção para a necessidade de, no quadro pandémico atual, o “transporte público dedicado ao serviço escolar conciliar comodidade e segurança para as nossas crianças”. Só dessa forma, acrescentou, “merecerá a confiança dos pais”.

eduard oliveira - ps - famalicão - eleições autárquicas - mobilidade - transportes públicos - Voltas - escola profissional cior

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.eduard oliveira - ps - famalicão - eleições autárquicas - mobilidade - transportes públicos - Voltas - 1ª página

Imagem: PS

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.