Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos querem recuperar o rio que atravessa os seus concelhos
Guarda-rios vão proteger Rio Leça de Santo Tirso até à foz em Matosinhos

Pub
A Corredor do Rio Leça – Associação de Municípios, a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio e que junta os municípios de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos, tomou a decisão de na primeira Assembleia Geral, ocorrida esta quarta-feira, 14 de julho.
Presidida por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, a Assembleia Geral determinou a constituição, ainda este ano, de uma equipa de guarda-rios que irá percorrer e monitorizar o rio Leça, curso de água com uma extensão de quase 45 quilómetros. A equipa será constituída por funcionários dos quatro municípios que integram a Corredor do Rio Leça, sendo de assinalar que estes municípios da Corredor do Rio Leça têm vindo a desenvolver um trabalho preparatório de consolidação, estratégia e definição para a área desde 2016.
Na primeira reunião da Assembleia Geral da Corredor do Rio Leça foram aprovados o orçamento e o plano de atividades para 2021 da associação, que, ainda este verão, deverá instalar-se num espaço do Centro Empresarial da Lionesa, em Leça do Balio.
A Corredor do Rio Leça – Associação de Municípios surgiu com os objetivos de recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.
Despoluir o Rio Leça, um dos mais inquinados da Europa
Constituída formalmente em Maio deste ano, a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça surgiu com os objetivos de efetuar a recuperação ecológica do rio e a respetiva valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que atravessa, desde a nascente até à foz, assim como a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.
O Rio Leça, que nasce no Monte de Santa Luzia, em Santo Tirso, tem 44,8 quilómetros de extensão no seu curso de água principal e passa pelos concelhos de Valongo e Maia, até desaguar no Porto de Leixões, em Matosinhos.
A bacia hidrográfica onde se insere compreende uma superfície de 190 quilómetros quadrados e é delimitada a norte pela bacia do rio Ave e a sul pela bacia do rio Douro.
Atravessando uma região com intensa atividade industrial, o rio tem sido ao longo dos anos afetado com diversos focos de poluição que degradaram a qualidade das águas e dos sistemas biológicos, chegando a ser apontado como um dos cursos de água mais poluídos da Europa.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0) AMP, 1) M STS
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Ver [a guerra] de verdade em ‘Alemanha Ano Zero’ de Roberto Rosselini
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Maior número de desempregados no concelho – 13.992 – registou-se em abril de 2014
Matosinhos regista mais baixo número de desempregados de sempre

Alberto Costa: A nova imagem deve ser capaz de refletir a identidade do Município e o seu posicionamento estratégico
Santo Tirso pretende lançar nova imagem de marca

Dias com temperaturas acima de 40 ºC poderão aumentar em 50 por ano
Temperaturas vão ‘assar’ Península Ibérica

Manifestações sinalizam exigência de um ponto final na colaboração entre governos e empresas de combustíveis fósseis
Extinction Rebellion: duas semanas de manifestações em Londres pela preservação ambiental e climática

Muito frio e condições meteorológicas desfavoráveis nos próximos dias irão afetar muitas pessoas e agravarão qualidade do ar – calcula-se que o frio esteja na origem de 25% das mortes durante o Inverno em Portugal
ZERO alerta para urgência de redução da pobreza energética
Comente este artigo
Only registered users can comment.