‘Governo insiste em não disponibilizar verba necessária para requalificação da EB2,3 Frei Caetano Brandão’

‘Governo insiste em não disponibilizar verba necessária para requalificação da EB2,3 Frei Caetano Brandão’

Pub

 

 

O candidato do PAN – Pessoas, Animais e Natureza à Câmara Municipal de Braga, Rafael Pinto, acusou o Governo de não investir na requalificação da EB 2/3 Frei Caetano Brandão. Num comunicado enviado à imprensa no Sábado passado, o político afirma que o executivo “insiste em não disponibilizar a verba necessária” para as obras. O candidato acrescenta ainda que “os alunos, docentes e auxiliares” da escola bracarense “têm sido tratados de forma injusta”.

As más condições da EB 2/3 Frei Caetano Brandão levaram a diversas denúncias, manifestações e reivindicações por parte de alunos, encarregados de educação e docentes. Perante a indignação da comunidade escolar, o grupo parlamentar do PAN questionou o Ministério da Educação. Numa publicação no Facebook, o PAN interroga “quais as razões para o atraso das obras”, pretendendo também saber “qual a data prevista para o arranque” da requalificação.

Por outro lado, a Comissão Política da Concelhia dirigiu-se à Câmara Municipal em busca de uma alternativa. Como o próprio Rafael Pinto aponta, “a partir de Março de 2022″ a competência para fazer esta requalificação será transferida para o executivo camarário. A autarquia tem que estar preparada para a assumir”. O candidato pretende saber “qual será o plano B”, no caso de o Governo continuar a não disponibilizar a verba para a requalificação até essa altura.

Falhas não se limitam à falta de obras

No sentido de abordar a degradação da escola bracarense de melhor forma, a concelhia de Braga do PAN propôs a realização de uma nova vistoria por parte da Câmara Municipal. O objectivo seria “calcular os riscos a que a população escolar está sujeita, até se poderem
realizar as obras de requalificação”. A concelhia bracarense pretende ainda saber “se já existe uma previsão dos custos necessários”. Nesse sentido, o PAN mais questiona se “há um plano para recorrer a programas de apoio externo de forma a suportar o financiamento”.

Requalificação do espaço escolar implica actualização de equipamentos

O questionamento do candidato do PAN não se limitou à requalificação do espaço escolar. Rafael Pinto resolveu abordar também “a falta de equipamentos informáticos de qualidade” na EB 2/3 Frei Caetano Brandão.  Para esse efeito, perguntou se “já existe alguma parceria ou plano para se proceder à substituição e requalificação” dessas ferramentas. Para além disso, a concelhia de Braga também se mostrou “preocupada com a construção de um auditório na escola para apoio aos cursos de ensino artístico articulado (música e dança)”.

Ambiente | O bem comum

Poder Local, cidadania e participação

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

“É muito difícil viver apenas da escrita”, afirma Mia Couto

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Braga, Educação, Política

Acerca do Autor

Pedro Maia Martins

Esposendense de nascimento, barcelense de criação e conimbricense por hábito. Licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Colaborou no passado com o Jornal Universitário de Coimbra - a Cabra e com a Revista Via Latina - Ad Libitum. Foi o último editor de País e Mundo do referido jornal. Colabora neste no momento com a Vila Nova Online e a Revista Bica.

Comente este artigo

Only registered users can comment.