António Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, marca presença em sessão de abertura de evento da SPMI com mais de 400 profissionais de saúde

Guimarães acolhe Congresso Nacional de Autoimunidade

Guimarães acolhe Congresso Nacional de Autoimunidade

Pub

 

 

São mais de 400 os profissionais de saúde inscritos no VII Congresso Nacional de Autoimunidade e na XXVI Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna que está a decorrer em Guimarães, de hoje até 19 de junho, num evento em formato híbrido com sessões presenciais e online, visando a apresentação de comunicações e estudos científicos sobre as doenças autoimunes.

A sessão de abertura decorreu esta terça-feira, 15 de junho, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. António Sales sublinhou a “atenção especial” para o tema das doenças autoimunes, justificando o elevado número de pessoas afetadas, assim como “a sua complexidade e a grande dificuldade em chegar a um diagnóstico que permita um tratamento atempado.

“Sendo hoje em dia possível fazer um diagnóstico mais célere e mais preciso, apesar de um caminho desafiante para se chegar a um diagnóstico muitas vezes moroso, é essencial desenvolver um trabalho em rede envolvendo doentes, sociedade, investigadores e clínicos”, salientou ainda o governante, na sessão que decorreu no Centro Cultural Vila Flor. António Sales evidenciou ainda o “tempo de incerteza” perante a situação de pandemia, deixando uma palavra de apreço aos médicos, em especial os internistas, assim como aos autarcas que “deram uma grande lição” no trabalho de cooperação com as várias entidades de saúde e proteção civil neste combate à pandemia, apontando o exemplo do concelho de Guimarães.

Domingos Bragança destaca trabalho em rede de entidades e instituições

Domingos Bragança aproveitou a ocasião para deixar uma “palavra de gratidão” ao Hospital Senhora da Oliveira e aos seus profissionais na estreita cooperação com o poder local, a rede social e a interligação com a ARS – Norte e Ministério de Saúde. “Temos a felicidade de contar com excecionais médicos e enfermeiros e outros profissionais de saúde e, por isso, atribuímos a condecoração coletiva a todos os profissionais de saúde pelo exemplo no combate à pandemia. Em Guimarães, trabalhamos em cooperação na área da saúde, numa rede de entidades e instituições, numa abordagem multidisciplinar, porque a saúde diz respeito a toda a comunidade”, vincou o presidente da Câmara.

Congresso procura dar resposta a problemas de saúde de 500 mil portugueses

“Este congresso reveste-se de uma enorme importância, com dezenas de apresentações com peso científico“, uma vez que nele se procuram divulgar e encontrar respostas para problemas de saúde que afetam mais de meio milhão de pessoas a sofrer de doenças autoimunes em Portugal, salientou Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora das Oliveira.

Pedro Cunha, Presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Interna, lembrou, neste Congresso que está a decorrer em Guimarães, a “essência de ser internista” através da “troca de experiências e novas formas de agir para colocar ao serviço dos doentes”. A presidente da Comissão Organizadora, Glória Alves, destacou a persistência na realização do evento e o “apoio incondicional” da Câmara de Guimarães. “Construímos este congresso para a sociedade e para todos os colegas que ao longo de últimos anos transformaram estes congressos numa reunião científica das mais importantes da atualidade”, destacou.

A sessão de abertura contou ainda com as intervenções de Carlos Nunes, presidente da ARS Norte, António Marinho, presidente do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (NEDAI), João Correia, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e o médico Jorge Cotter, Diretor do Serviço de Medicina do Hospital Senhora da Oliveira.

cior - escola profissional - famalicão - publicidade - congresso de autoimunidade - saúde - guimarães

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.1ª página - vila nova online - ligação - publicidade - congresso de autoimunidade - saúde - guimarães

Mercadona abre novo supermercado em Guimarães

Imagens: M GMR

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Guimarães, Saúde

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.