Concertos em Junho e Julho exploram diversidade do repertório da Orquestra de Jazz

OJM & Convidados dão a ouvir Jazz na Real Vinícola em Matosinhos

OJM & Convidados dão a ouvir Jazz na Real Vinícola em Matosinhos

Pub

 

 

Durante os meses de Junho e Julho, a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) e seus convidados apresentam, na reconvertida Real Vinícola, quatro concertos que exploram a diversidade do seu repertório. Depois de um dos concertos ter estado previsto para a presente data, com um primeiro espetáculo deste mini-ciclo adiado devido ao mau tempo, os concertos acontecem a 20, 26 e 27 de junho e 3 de julho.

O ciclo iniciar-se-á, assim, com uma ‘Viagem pelo Jazz Português’, em que a exploração de diversas obras de compositores portugueses pela OJM, prossegue com dois grandes músicos portugueses, um deles da área pop e outro do jazz, respetivamente Manel Cruz (esgotado) e Mário Laginha para terminar com uma proposta de revisitação de Jazz in the Space Age de George Russell, um clássico de 1960 que resiste à passagem do tempo e que a OJM gravou em disco absolutamente recomendável.

Sobre a gravação de Jazz in the Space Age pela OJM, lembrou Liliana Marinho que à época da gravação original por George Russell e seus companheiros se fazia sentir um ‘novo espírito aventureiro’. Assinala, por isso, que esta música ‘ora nos atrai, ora nos afasta’, salientando que ‘Russell escreveu a partitura de Jazz In the Space Age e deixou intencionalmente um espaço aberto para a improvisação livre’, trazendo ‘para a música o universo com todas as suas possibilidades e mistérios’.

Os concertos realizam-se sempre às 18:00, na zona exterior da Real Vinícola, local onde a OJM se encontra instalada, sempre que as condições meteorológicas o permitam. O acesso é livre, mediante a lotação do espaço e de acordo com as regras da DGS. Os interessados podem levantar a pulseira que dá acesso aos concertos na Câmara de Matosinhos, nos três dias que antecedem cada concerto, entre as 9:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30. No dia do concerto, a entrada na Real Vinícola tem de ser feita até meia hora antes do início dos concertos.

Lysandre Donoso apresenta Piazzola e Ginastera na Gulbenkian

Pichagens em Braga? Não, obrigado

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Autarcas de Porto e Braga criticam centralismo e reclamam ‘real’ descentralização

Imagens: OJM

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

O Amor

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Matosinhos, Música

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.