Momento de ‘profunda tristeza’ e ‘enorme pesar’ por um dos mais marcantes guarda-redes do futebol português

Morreu Neno, o Julio Iglesias das balizas do Benfica e Vitória de Guimarães

Morreu Neno, o Julio Iglesias das balizas do Benfica e Vitória de Guimarães

Pub

 

 

Morreu Neno. Tricampeão pelo Benfica, vencedor de uma Supertaça pelo Vitória SC de Guimarães clube onde terminou a carreira e jogou mais anos, o guarda-redes ficou conhecido pelo sorriso que sempre brilhava no seu rosto, transmitindo um espeírito positivo e confiante que transmitia a quem o via e a quem com ele convivia. Num outro plano, Neno era também um cantor roântico, tendo ficado conhecido como ‘o Julio Iglesias das balizas’. Neno morreu esta noite de quinta-feira, aos 59 anos, vítima de doença súbita.

De seu nome Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, Neno tinha 59 anos e faleceu na sua residência esta noite, na freguesia de Polvoreira, em Guimarães, avançou o Guimarães Digital. O jogador nascera na Cidade da Praia, em Cabo Verde, a 27 de Janeiro de 1962. Foi um dos mais marcantes guarda-redes do futebol português.

Neno campeão pelo Vitória SC de Guimarães

“Carismático, afável e sempre disponível, Neno não foi apenas uma figura do Vitória, mas um ícone da cidade, conhecido de todos e que para todos tinha um gesto amigo e um sorriso verdadeiro”, destaca o Vitória SC de Guimarães, último clube representado pelo internacional português e onde trabalhou até ao último momento.

No clube vimaranense, o sentimento é de “profunda tristeza” e “enorme pesar” que se espalham um pouco por toda a cidade e entre aqueles com quem o futebolista conviveu, em especial os seus familiares e amigos mais chegados. O antigo guarda-redes do Vitória Sport Clube representou o Vitória em três momentos da sua carreira, integrando o grupo que conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, em 1988, um dos momentos mais altos no palmarés do clube. Depois de concluir a carreira de futebolista, iniciada quando tinha 13 anos no Santoantoniense do Barreiro, Neno continuou a dedicar-se ao Vitória de Guimarães, mantendo-se ligado ao clube no exercício de diversas funções, dividindo-se entre os relvados e a representação institucional. Pelo caminho o atleta representou ainda outros clubes, bomeadamente o Vitória de Setubal e o Barreirense.

“Neno era daqueles jogadores que todos recordavam com uma história. Havia sempre uma história, aquela história, até porque todos sabiam que também ele teria não uma, mas dez histórias para recordar. Do companheirismo à boa disposição, daquele sorriso contagiante aos momentos em que agarrava nos microfones nos estágios para dar o seu toque de Julio Iglesias merecendo aplausos de pé dos companheiros, Neno deixou sempre uma marca por onde passou”, refere Bruno Roseiro, no Observador. Para lá das cantorias para os seus colegas, este lado de animador e cantor romântico fica marcado ainda, em especial, pelo lançamento, em 1996, de um disco intitulado Neno Neno Neno e pela partilha do palco com o músico espanhol.

Neno campeão pelo SL Benfica

Por seu turno, o Benfica expressou o seu “profundo pesar” pela morte do antigo internacional português Neno, “um dos guarda-redes mais marcantes do futebol português”. “Para sempre ficarão na memória de todos os benfiquistas as grandes exibições que Neno protagonizou com a camisola do Benfica”.

Os encarnados lembram ainda que, “de águia ao peito”, Nemo representou o clube por duas vezes, entre 1985 e 1987 e também de 1990 a 1995. O antigo guardião das redes benfiquistas sagrou-se Campeão Nacional em três épocas (1986/87, 1990/91 e 1993/94) e venceu ainda três Taças de Portugal (1985/86, 1986/87 e 1992/93) e fez parte do elenco que conquistou a Supertaça em 1985.

Mercadona abre novo supermercado em Guimarães

escola profissional cior de famalicão - morreu neno de guimarães e benfica

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - ligação para 1ª página - morreu neno de guimaraes e benfica

Clã em GTI bem rodado e oleado aceleram a fundo no 20º aniversário da Casa das Artes de Famalicão

Imagens: VSC

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.