Portugal poupou em 2020 quase 500 Milhões de euros neste tipo de medicamentos

Novos genéricos poderão permitir poupanças superiores a 100 M€ anuais

Novos genéricos poderão permitir poupanças superiores a 100 M€ anuais

Pub

 

 

A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN) estima que o lançamento de novos medicamentos genéricos é suscetível de gerar uma poupança adicional, em regime ambulatório, superior a 320 milhões de euros, no período de 2021 a 2023. Maria do Carmo Neves, a presidente da associação, calcula que “181 milhões de euros corresponderão à poupança gerada para o Estado e 139 milhões para os utentes”.


Maria do Carmo Neves, presidente da APOGEN

‘O investimento nos medicamentos genéricos e biossimilares contribuiu para que fosse possível alocar mais recursos ao dispor do SNS’


Em 2020, a APOGEN estimou a poupança relativa aos gastos em genéricos em 462 milhões de euros. No ano transacto, marcado pela pandemia da COVID-19, os medicamentos genéricos permitiram poupar este valor ao Estado e aos cidadãos portugueses, o que representa “uma ajuda muito grande à sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e das famílias”.

Exportação de genéricos, factor de criação de riqueza para o país

“O investimento nos medicamentos genéricos e biossimilares contribuiu para que fosse possível alocar mais recursos ao dispor do SNS, criar mais postos de trabalho e contribuir para a economia, nomeadamente através da exportação”, destaca a presidente da APOGEN. E acrescenta que “só no ano passado, a exportação de medicamentos produzidos em Portugal representou 1,5 mil milhões de euros”.

Perante estes números, Maria do Carmo Neves lembra que o “Governo deve estar ao lado daqueles que criam mais-valias e facilitam uma gestão equilibrada dos seus recursos”.

Consumo de genéricos, importante indicador de desenvolvimento económico e social

Embora algumas faixas da população coloquem reservas desnecessárias à sua aquisição e utilização, o uso dos medicamentos genéricos é comprovadamente eficaz e seguro. A APOGEN assinala mesmo que “o acesso a cuidados de saúde, através da maior penetração dos medicamentos genéricos e biossimilares no mercado, é um importante indicador de desenvolvimento económico e social, e uma realidade nos países mais ricos da Europa, os quais têm todos uma elevada quota de mercado destas soluções terapêuticas”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: Laurynas Mereckas/Unsplash

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Saúde

About Author

Related Articles

Write a Comment

Only registered users can comment.