Ponte da Rua dos Galos em Braga sem condições de segurança

Ponte da Rua dos Galos em Braga sem condições de segurança

Pub

 

 

Pedro Pinheiro Augusto, engenheiro civil, acaba de alertar para o perigo que representa a travessia da Rua dos Galos, na zona do Carandá, em Braga. O aviso é motivado “pela falta de segurança estrutural da vetusta ponte, sem dúvida concebida para passarem carros de bois, mas sobre a qual passam diariamente largas dezenas de veículos ligeiros (até 3.500kg de peso)”, dado ser o único acesso da zona do Carandá para sul da cidade.

De acordo com os regulamentos, a situação é preocupante, atendendo ao mau estado geral em que a ponte se encontra. “A ponte tem segurança nula à estabilidade, sendo possível uma rotura frágil do material, ou seja, uma falha súbita e catastrófica do tabuleiro, sem qualquer sinal de aviso”.

“O fundamento do meu alerta é a verificação in loco que a ponte não tem reforço estrutural sob as peças de granito que compõem o tabuleiro. Em termos de cálculo, a resistência do granito à tração é tão baixa que não é considerada. Por isso, deveriam existir elementos resistentes aos esforços de tração induzidos pela flexão provocada pelas cargas no tabuleiro”, justifica, inquieto com o problema.

Assim, o preocupado cidadão bracarense recomenda “que a ponte seja imediatamente encerrada ao trânsito, pendente da imprescindível intervenção que assegure a estabilidade do conjunto, de modo a evitar prejuízos humanos, culturais e materiais”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: 0, 1, 2, 3) PPA, 4) GM

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.