‘Movimento’, de Paulo Neves, foi instalada na entrada da Zona Empresarial da Ermida

CASFIL oferece escultura de Paulo Neves a Santo Tirso

CASFIL oferece escultura de Paulo Neves a Santo Tirso

Pub

 

 

Santo Tirso recebe mais uma escultura para juntar às cinco dezenas de obras de referência que embelezam a cidade o concelho. A comemorar 40 anos de atividade, a CASFIL, empresa produtora de filmes flexíveis para embalagem, de Vila das Aves, Santo Tirso, assinalou a data com a doação de uma escultura a Santo Tirso. “Movimento”, da autoria do escultor Paulo Neves, foi instalada na entrada da Zona Empresarial da Ermida.

“A CASFIL está duplamente de parabéns, não só pelos 40 anos de atividade e pelo importantíssimo contributo que dá ao tecido económico do concelho, mas também pela contínua aposta que faz na dimensão cultural e social do meio onde está inserida”, referiu esta terça-feira o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, na cerimónia que assinalou a doação da escultura ao concelho.

Para o autarca a nova escultura vem “valorizar e dignificar uma das mais importantes Áreas de Acolhimento Empresarial do Município”, para além de “rafirmar a ligação de Santo Tirso à arte pública”.

Inspiração em máquina industrial

Da autoria do escultor Paulo Neves, a obra, instalada na entrada na Zona Empresarial da Ermida, junto à unidade de produção da CASFIL de Santo Tirso, foi inspirada na peça de uma máquina industrial.

“Em 1995 tivemos um acidente com uma máquina de impressão que acabou por ter que ser desmantelada, na altura achei tão importante uma roda dentada que a compunha, que pedi para guardarem a peça já com a ideia da escultura”, explicou o fundador da CASFIL, Luís Ferreira Pinto.

A ideia foi agora trabalhada em mármore por Paulo Neves dando forma a Movimento que, segundo o escultor, surge da relação entre o passado e o presente: “O passado é o sustento para que hoje as coisas aconteçam”.

Quem é Paulo Neves?

Eseencialmente autotidata, Paulo Neves, nascido no norte de Portugal em 1959, revelaria a sua maturidade artística durante a década de 90 do séc. XX, afirmando-se hoje como um escultor internacional de referência nacional incontornável.

A expressão das suas peças apela ao expressionismo e ao barroco, embora a sua linguagem pareça totalmente original, construída à margem dos movimentos e tendências estéticas do seu tempo.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: M STS

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.