Preservar o património do mais antigo jornal de Portugal continental
Aurora do Lima dá lugar a Espaço de Memória e Hemeroteca em Viana do Castelo

Pub
A Câmara Municipal de Viana do Castelo acordou com os proprietários do jornal “Aurora do Lima” um protocolo que visa a proteção do espólio do segundo mais antigo jornal do país, com o objetivo de criar um Espaço de Memória e Hemeroteca Municipal.
Em reunião ordinária de executivo, realizada hoje, foi aprovada uma proposta de «Protocolo de Proteção / Conservação do Património Cultural – Valorizar o Património Cultural – Aquisição da Coleção e do Espólio da “Aurora do Lima” pelo Município».
O documento, apresentado por José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal, defende a aquisição da Coleção e do Espólio da “Aurora do Lima”, o segundo jornal mais antigo do país e o mais antigo de Portugal continental – e onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco publicou folhetins -, com os objetivos de preservar todo o espólio da coleção do jornal desde 1855 até à atualidade; conservar e valorizar os equipamentos e máquinas do “Aurora do Lima”; constituir a base de uma Hemeroteca Municipal; digitalizar este valioso espólio documental para estar acessível aos cidadãos.
Neste sentido, a Câmara Municipal vai adquirir o espólio com um apoio financeiro de 170 mil euros, num pagamento que será feito em três tranches ao longo do presente ano.
Criar uma Hemeroteca Municipal e um Espaço Memória na sede do jornal na Rua Manuel Espregueira
A autarquia está a negociar ainda a aquisição da sede do jornal, situada na Rua Manuel Espregueira, local onde pretende avançar com a criação de uma Hemeroteca Municipal e de um Espaço Memória. Esta hemeroteca terá como objetivo a constituição de um espaço de consulta de todas as coleções de jornais e revistas de que o Município dispõe e se encontram à guarda da Biblioteca Municipal, ficando este novo serviço na dependência direta da mesma Biblioteca e divisão.
Este protocolo acontece no âmbito da valorização do património cultural do município que a autarquia tem promovido. A Valorização do Património Cultural é um dos objetivos previstos nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento para 2021, pelo que o Município “tem um programa de preservação, conservação, requalificação e valorização do património do concelho que visa apoiar associações e instituições a conservar, proteger e valorizar o património de Viana do Castelo”.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: M VCT
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património
Património | Barcelos organiza Jornadas Europeias

Music Hall | Typical Me lançam The Way, o primeiro EP, e deixam boas indicações sobre os caminhos a seguir

Mariana Caló e Francisco Queimadela, Pedro Peralta, Raquel Castro, José Oliveira e Marta Ramos são alguns dos nomes com obras a concurso ao ‘Cinema Falado’, prémio da SPA
Porto/Post/Doc 2020 reforça prémios e programação nacional

APAV beneficia dos direitos da edição para apoiar vítimas deste tipo de agressão e crime
Música | Catarina Clau lança ‘Strong’ para sensibilizar contra a violência doméstica
Comente este artigo
Only registered users can comment.