Acessos à cidade pelos idosos, apoios às empresas e renovada ‘Praça’ exigem atenções e cuidados especiais

Impacto de arranjos urbanísticos e pandemia preocupa Iniciativa Liberal Famalicão

Impacto de arranjos urbanísticos e pandemia preocupa Iniciativa Liberal Famalicão

Pub

 

 

 

O núcleo de Famalicão da Iniciativa Liberal (IL) reuniu com a Associação Comercial e Industrial (ACIF), com o objetivo de auscultar os representantes dos empresários famalicenses relativamente ao estado da economia local após um ano de pandemia que incluiu dois pesados confinamentos e fazer um ponto de situação do sentimento dos empresários famalicenses nestes tempos adversos.

No decurso da reunião, em que pontificaram Carlos Jorge Figueiredo e Fernando Xavier Ferreira, foram analisados diversos temas, sendo de destacar o impacto das obras na cidade, mas também o impacto da COVID-19 no comércio local e as potencialidades da nova ‘Praça‘.

Outros assuntos foram ainda aflorados, tais como a orgânica das diversas associações empresariais da região do Minho, as limitações que algumas esplanadas e outras obras podem ter na limitação pedonal e ainda a intenção da IL Famalicão apresentar candidatos às próximas eleições autárquicas.

É preciso procurar soluções para a mobilidade dos idosos

No que se refere às obras de arranjos urbanísticos, considera o núcleo de Famalicão da IL que, tendo em conta a larga malha de território urbano atualmente em obras, na zona central de Famalicão se vivem “tempos difíceis no que toca à mobilidade dos famalicenses, o que naturalmente também tem reflexo nos comerciantes, cuja dificuldade em estacionar e limitações ao nível das esplanadas têm impactado negativamente a faturação”.

Tendo em conta que “só com o final das obras se poderá sentir o impacto positivo das mesmas, existindo a expectativa de que estas tragam novas valências à cidade, será necessário avaliar os reais impactos das mesmas na mobilidade pedonal e rodoviária dos famalicenses”. A IL lembra ainda que será relevante “procurar soluções para a mobilidade dos idosos, de forma a garantir que também estes têm condições para usufruir da cidade e comprar no comércio local”.

‘Comércio da Vila’, sim, ‘Retomar’, nim

Os representantes da ACIF tiveram a oportunidade de confirmar que têm sido ouvidos pela Câmara Municipal de Famalicão e participado na construção de soluções, atitude que a IL Famalicão saúda. Neste ponto, o partido destaca “a importância da criação do Marketplace “Comércio da Vila”, que possibilitará a ligação entre comerciantes e compradores famalicenses pelos canais digitais.

quanto ao Retomar – Programa Extraordinário de Apoio à Economia Local, que apoia empresas que viram a sua faturação descer devido à pandemia, “consideramos que se trata de um apoio de valor reduzido e que devia ter sido mais célere a sua chegada às empresas, visto que só mais de 1 ano após o início da pandemia se está a materializar”, assinala o partido.

Nova ‘Praça’ pode ser fator positivo, mas preocupa pelos encargos

No dia seguinte à inauguração da nova “Praça”, em que a IL marcou presença, foi ainda debatida a relação custo benefício desta infraestrutura. A ACIF considerou-a positiva e com capacidade de servir bem os famalicenses, se for corretamente aproveitada pelos comerciantes e bem recebida pelos utilizadores. Já a IL Famalicão não menospreza os efeitos positivos, mas alertou também para os custos da infraestrutura e demonstrou preocupação com as notícias da existência de uma revindicação de uma indemnização pela parte da empresa de construção.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: IL

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Famalicão, Política

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.