Iniciativa organizada pelos Municípios de Braga e Porto

Mais de 400 jovens participam no Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude

Mais de 400 jovens participam no Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude

Pub

 

 

Mais de 400 jovens participaram no I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude que se realizou a partir de Braga, em formato digital, nos dias 23 e 24 de Abril. A iniciativa resultou da parceria entre os municípios de Braga e do Porto, o Conselho Nacional da Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Durante dois dias, jovens, decisores e técnicos presentes no Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021 trabalharam no sentido de desenvolver a “Carta A3: 10 ideias para modernizar os Conselhos Municipais da Juventude” e a “Bolsa de projectos para transformar ideias em boas práticas”. Tudo com o objectivo de reforçar a participação jovem nos processos de decisão a nível local e apoiar a melhoria contínua das políticas de juventude locais.

O ponto de partida para este encontro foi o mote da Presidência Portuguesa da União Europeia 2021, que dedica especial atenção ao Objetivo de Juventude “Espaço e Participação para Todos”. Com esta bagagem, Porto e Braga uniram-se juntando jovens, autarcas e técnicos no sentido de “repensar soluções que promovam uma maior e efetiva aproximação dos jovens às instituições democráticas”.

Envolver os jovens nos processos de tomada de decisão

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, o encontro constitui uma “nova etapa” para os Conselhos Municipais de Juventude e um “novo ciclo de politicas locais, que servirão de base para a agenda politica nacional, e internacional”.

“É imperativo que o poder público valorize a participação dos jovens na construção da sua comunidade, ajudando a prepará-los para lidar com problemas específicos em áreas como a educação, a saúde ou o emprego”, referiu Sameiro Araújo, lembrando também a necessidade de envolver os jovens nos processos de tomada de decisão.

Braga e Porto têm os dois maiores Conselhos Municipais de Juventude do país

Os Conselhos Municipais de Juventude são uma competência dos Municípios. Representam órgãos consultivos que promovem a participação jovem e o envolvimento de organizações de juventude na definição das políticas de juventude locais, pelo que importa que jovens e municípios tenham uma voz activa na sua modelação e aperfeiçoamento.

Em Portugal, embora a Lei 8/2009 determine a obrigatoriedade dos Conselhos Municipais de Juventude, 31.5% dos municípios que responderam ao estudo do Observatório Permanente da Juventude «Juventude(s) do local ao nacional – que intervenção?», referiu que não têm o Conselho Municipal de Juventude a funcionar.

Braga e Porto, cidades com pergaminhos nas políticas de juventude

Braga e Porto têm os dois maiores Conselhos Municipais de Juventude do país, com 124 e 115 organizações-membro, respectivamente.

As duas cidades assumem a condução da iniciativa fazendo jus ao seu relevante papel na promoção das políticas de Juventude. Recorde-se que o Porto já criou o Conselho Municipal de Juventude em 2000 (com um balanço positivo das atividades em ano de pandemia) e foi a primeira cidade portuguesa a desenvolver um plano municipal de juventude, em 2009, estando, neste momento, a trabalhar na cocriação da Estratégia da Juventude do Porto 4.0. Mais recentemente, passou a integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

Braga, por seu turno, foi Capital Europeia da Juventude em 2012, Capital Ibero-americana da Juventude em 2016, integra a Rede de Capitais Europeias de Juventude e o Europe Goes Local.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: M BRG

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Braga, Juventude, Porto

About Author

Related Articles

Write a Comment

Only registered users can comment.