Dados são o novo petróleo do século XXI: atraia os talentos para a sua empresa!

Top 10 das profissões mais procuradas nas Tecnologias da Informação

Top 10 das profissões mais procuradas nas Tecnologias da Informação

Pub

 

 

 

A tendência do mercado de trabalho para a crescente contratação de profissionais na área das Tecnologias de Informação (TI) foi acentuada com a crise pandémica. Acompanhar o ritmo acelerado da digitalização nos negócios e preparar as empresas para o futuro requer, mais do que nunca, o recrutamento de perfis na área capazes de dotar as empresas de recursos excecionais para dar resposta emergente ao armazenamento, gestão e análise de dados, à segurança, ao desenvolvimento, entre outros requisitos na área das TI. Com base no Relatório de Salários IT 2021, produzido pela consultora Robert Half Technology, o Departamento de Recrutamento Especializado da Adecco divulgou um resumo do Top 10 das profissões mais procuradas na área das TI.


 

 

A evolução do mundo dos negócios nos últimos anos dá uma ideia da importância que os dados têm na atualidade. A tendência acentuou-se na pandemia, com o crescimento exponencial do comércio online, mesmo em áreas onde as transações digitais eram inexistentes ou pouco expressivas. A noção de que os dados e respetiva informação são o “petróleo do Século XXI” comunica bem o valor que a informação tem para as empresas.

Com a enorme quantidade de dados capturados e armazenados diariamente, é impensável fazer o levantamento, tratamento e análises de informação manualmente. Hoje, as diferentes tecnologias são capazes de gerar dados automaticamente em quantidades astronómicas e cada negócio pode ser parametrizado com detalhe à medida das necessidades que as empresas têm, permitindo que a tomada de decisões seja baseada em dados com um nível de entendimento que antes não era possível. Os diferentes modelos para visualizar dados e de relacionar o passado com o presente para prever e direcionar o futuro, com dashboards que permitem perspetivar cada detalhe de um negócio são usados pelas chamadas empresas “data-driven”.

As empresas que abordam as tomadas de decisão têm mais facilidade em identificar oportunidades de negócios e prever tendências futuras, pelo que tendem a gerar mais receita. Independentemente da dimensão ou área de negócio da empresa, desde que haja o reconhecimento de que os dados são fundamentais para o sucesso das operações, as empresas devem estar atentas aos perfis profissionais que podem dar respostas na área das TI.

Top 10 das profissões mais procuradas nas TI

  • Conselheiro de segurança (dados, informacão, rede, sistemas, nuvem)
  • Arquitecto da nuvem
  • Administrador de base de datos
  • Programador Analista
  • Analista de sistemas
  • Desenvolvedor de aplicativos móveis
  • Administrador de rede
  • Desarrollador de software
  • Engenheiro de DevOps (desenvolvimento e operações de TI)
  • Profissionais desuporte técnico e help desk

Se for um profissional que está entre o Top 10 identificado pela Adecco Recrutamento Especializado, esteja atento… atualmente as empresas valorizam competências pessoais, como a empatia ou a capacidade de comunicação, aliadas às competências técnicas.

Emergência salarial

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Europa Social e Plano de Ação com objetivos ambiciosos essenciais na resposta europeia à crise da Covid19

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Economia, Tecnologia, Trabalho

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.