Condições de excelência para a mobilidade sustentável, prática desportiva ou lazer

Via Ciclo Pedonal Famalicão – Gondifelos abre ao público

Via Ciclo Pedonal Famalicão – Gondifelos abre ao público

Pub

 

 

Está aberta ao público o primeiro troço da Via Ciclo Pedonal entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim. De momento, esta via liga a cidade de Famalicão e a freguesia de Gondifelos através de várias localidades situadas ao longo do antigo ramal ferroviário na travessia famalicense da vulgarmente designada ‘Linha da Póvoa‘. A assinatura do auto de receção provisório da obra, que teve um custo total de dois milhões de euros e que beneficiou de um cofinanciamento FEDER no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 no valor de 1,7 milhão de euros, coloca a infraestrutura no domínio público a partir desta segunda-feira, Dia Mundial da Bicicleta.

Novo eixo de mobilidade

Os famalicenses têm agora ao seu dispor uma via ciclo-pedonal com condições de excelência para a mobilidade sustentável, mas também para a prática desportiva ou simplesmente para lazer. O antigo trajeto dos comboios, que encerrou em 1995, dá assim lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, passadiços, hortas e fauna diversa, em especial avifauna. Com uma extensão de perto de 11 quilómetros, a via ciclopedonal atravessa as freguesias de Vila Nova de Famalicão, Brufe, Louro, Outiz, Cavalões e Gondifelos, seguindo depois no concelho da Póvoa de Varzim.

A Via Ciclo Pedonal posiciona-se como um novo eixo de mobilidade que permite às pessoas substituírem as estradas e o automóvel. Tem iluminação pública em toda a sua extensão e está pavimentada com asfalto e pintura a distinguir os espaços para peões e bicicletas. A largura é de 3,30 metros e existe sinalética vertical e horizontal intensa e diversa. Nos cruzamentos com as estradas nacionais o atravessamento está previsto com recurso a semáforos, mas a Câmara Municipal de Famalicão aguarda autorização das Infraestruturas de Portugal para a sua instalação, pelo que deverá ser feito com o máximo de cuidado.

Conclusão da Via aguarda obras na Póvoa de Varzim

Paulo Cunha, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, fala da “concretização de uma ambição dos famalicenses” e de “uma enorme satisfação enquanto autarca”.  O percurso tem início na Rua Daniel Rodrigues, em Brufe, nas imediações da Estação Ferroviária de Famalicão, e terá brevemente ligação à Rede Ciclável Intra Urbana de Famalicão que se encontra em fase de construção.

Entretanto, do lado da Póvoa de Varzim prosseguem as obras de recuperação do antigo ramal ferroviário no seu território que, quando concluídas, vão permitir a ligação ciclo pedonal entre as duas cidades, numa extensão total de 27 quilómetros.

Lousado ganha via ciclopedonal

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Trofa dá início a empreitada da ‘Ciclovia Norte’

Imagem: M VNF

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 – BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Crédito Consolidado – uma alternativa às moratórias

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.