Município disponibiliza 500 mil euros para aplicação em projetos escolhidos pelos barcelenses

OP de Barcelos 2021 entra na fase de votação

OP de Barcelos 2021 entra na fase de votação

Pub

 

 

 

Começa esta quinta-feira, 15 de abril, a fase de votação dos projetos do Orçamento Participativo de Barcelos (OPB). Em apreciação encontram-se agora 69 propostas escolhidas por 14.322 barcelenses que se inscreveram no site do OP Barcelos em que só poderão votar aqueles que se inscreveram atempadamente.

Nesta fase de votação, que decorre até 5 de maio, os cidadãos podem apenas escolher um dos 69 projetos admitidos. Recorde-se que a votação é feita no portal do OP, mas também é possível votar por sms, permitindo assim, simplificar o processo de votação.

Entre as propostas elegíveis a votação, alguns projetos inserem-se na área do desporto, saúde e bem-estar,  área cultural, ecologia, ambiente e energia, área da qualidade de vida, área do património material e imaterial, área da educação e juventude, a área da inovação e empreendedorismo, a área da democracia e cidadania, a área da solidariedade e coesão social e na área da mobilidade.

De referir que o montante destinado aos projetos do OP 2021 do Município de Barcelos é de 500 mil euros, sendo que podem votar maiores de 16 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

A exemplo do que aconteceu em 2020, o orçamento participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.

O Orçamento Participativo é um processo de caráter consultivo e deliberativo, através da instituição progressiva de mecanismos de co-decisão.

As propostas da 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Barcelos tiveram que ser enquadradas no tema Felicidade e assentes nos principais fatores definidos pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, tais como: promover o desenvolvimento educacional para a inclusão social; preservar e promover os valores culturais, estimular a participação em atividades desportivas, promover a igualdade de género e liberdade de pensamento, promover a saúde como garantia da vida; promover a resiliência ecológica na base do desenvolvimento sustentável e promover o desenvolvimento sustentável para a inclusão e potencialização do nível de vida.

Cinema, teatro e música regressam ao Gil Vicente de Barcelos

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: Marco Alves

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*

Pub

Categorias: Barcelos

About Author

Related Articles

Write a Comment

Only registered users can comment.