3ª edição conta com a participação de Nuno Marques e Luís Tinoco

Famalicão chama jovens músicos para estágio em orquestra dirigida por José Eduardo Gomes

Famalicão chama jovens músicos para estágio em orquestra dirigida por José Eduardo Gomes

Pub

 

 

Estão abertas as candidaturas para a terceira edição da Jovem Orquestra de Famalicão (JOF). Em 2021 o estágio de orquestra sinfónica de curta duração promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai decorrer de 30 de agosto a 5 de setembro e tem disponíveis 79 vagas para jovens instrumentistas de corda, sopro e percussão.

Depois de dois anos de sucesso, em 2019 e 2020, Nesta sua terceira edição, a JOF volta a contar com a direção artística do maestro José Eduardo Gomes, vencedor do primeiro prémio do European Union Conducting Competition. Entre as novidades da edição deste ano está a presença de um solista convidado, o pianista Nuno Marques – atualmente radicado em Nova Iorque onde desenvolve a sua carreira e dirige o Porto Pianofest – Festival Internacional de Música do Porto – e do compositor convidado Luís Tinoco, diretor artístico do Prémio e Festival Jovens Músicos.

As inscrições decorrem até ao dia 7 de maio e destinam-se a jovens instrumentistas oriundos do concelho e/ou com formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão.

Os interessados devem efetuar a sua candidatura no site do município, onde poderão também encontrar o regulamento da iniciativa. Entre os participantes serão entregues prémios de participação que podem chegar aos 550 euros.

O número de vagas está limitado aos 79 participantes, sendo distribuídas pelos instrumentos de cordas (26 violinos; 10 violas; 8 violoncelos; 6 contrabaixos); sopro (3 flautas; 3 oboés; 3 clarinetes; 3 fagotes; 5 trompas; 3 trompetes; 2 trombones tenor; 1 trombone baixo, 1 tuba e 1 harpa) e 4 instrumentos de percussão.

O estágio irá integrar ensaios de orquestra na Casa das Artes de Famalicão e ainda três concertos: no dia 3 de setembro na Casa das Artes e nos dias 4 e 5 de setembro ainda com local a definir.

Refira-se que a JOF conta também com a colaboração de um Conselho Consultivo constituído por representantes das direções das instituições de ensino artístico especializado e de ensino profissional de música do concelho: CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

Recorde-se que na sua última edição a JOF registou mais de uma centena de inscrições. Muitas das candidaturas chegaram mesmo de fora de Portugal, com a presença de artistas de conceituadas instituições de Ensino Superior da Alemanha, Suíça, Países Baixos e Reino Unido.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: M VNF
**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.