Adecco: Queres ser ‘CEO for One Month’? Candidaturas em curso até 16 de abril

Estágios profissionais: a estratégica porta de entrada no mercado de trabalho

Estágios profissionais: a estratégica porta de entrada no mercado de trabalho

Pub

 

 

Estágios profissionais: porta aberta para o mercado de trabalho?’

A resposta dos especialistas é um redondo SIM, mas a Adecco Portugal, que tem uma taxa de retenção próxima de 90% dos estagiários que acolhe anualmente, lembra que é preciso estar alerta às competências mais valorizadas pelos empregadores. Além disso, garante que as soft skills que já eram tendência na era pré-pandemia, são hoje ainda mais valorizadas. E dá pistas essenciais para que os jovens saibam aproveitar um estágio e possam chegar ao fim desse período com um convite para integrar uma organização.

Integrar jovens no mercado de trabalho é um desafio

Com uma taxa de desemprego de 22,6% em 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os jovens dos 15 aos 24 anos são o grupo mais afetado por este flagelo. O cenário, agravado pela pandemia, desafia a sociedade, e as empresas em particular, a criar estratégias alternativas para integrar esta faixa etária no mercado de trabalho e torná-los aptos para os desafios futuros

Adecco: Queres ser CEO for One Month?

É um desafio que o Grupo Adecco abraçou com particular destaque com o Programa internacional ‘CEO for One Month’, que proporciona uma experiência enriquecedora aos recém-formados, com licenciatura ou mestrado em áreas diversas, que procuram o primeiro contacto com o mercado de trabalho.

Na sua essência, o objetivo é proporcionar aos jovens a possibilidade de desenvolver e experienciar o seu potencial de liderança, de aprender o que é preciso fazer para ser bem-sucedido como líder de negócios e de adquirir competências e experiências necessárias para iniciar uma carreira de liderança. Com inscrições abertas até 16 de abril em ‘CEO for One Month‘, o vencedor terá a oportunidade de trabalhar diretamente com a CEO da Adecco Portugal, Carla Rebelo, durante 4 semanas. Numa fase posterior, durante a qual participarão num Bootcamp internacional uma seleção do TOP10 dos vencedores de todos os países, apenas um será escolhido para acompanhar durante o mesmo período o CEO Global do Grupo Adecco, Alain Dehaze.

Acesso precoce a decisões estratégicas

Fátima Costa, Diretora de Outsourcing da Adecco Portugal, revela que os contornos deste estágio são únicos, “pois permitem um conhecimento holístico da empresa, um acesso precoce do estagiário a decisões estratégicas da gestão de topo, mas também às questões mais operacionais, possibilitando muitas vezes que o jovem possa decidir sobre as áreas que mais gosta, a partir do momento em que tem acesso ao conhecimento que não é apenas dos livros.”

Mas se este é um estágio especial, ou excecional, os estágios comuns, mais focados em áreas de negócio específicas são uma real porta de entrada para o mercado de trabalho. Também aqui a pandemia teve impacto, “mas mais no sentido de intensificar as competências que já se desenhavam como tendência nos últimos anos”, diz Fátima Costa. “Assim se a entrada de um jovem no mercado de trabalho é sempre uma altura desafiante, no contexto de pandemia, o desafio é superlativo: o que nós temos como certo é a incerteza. Tudo o que tínhamos como seguro em experiências anteriores e referências ou como forecast se alterou. Mas todos os desafios representam oportunidades”.

Soft skills diferenciadoras

Face a este contexto, são as soft skills que emergem como diferenciadoras na hora do primeiro contacto dos jovens com o mercado de trabalho: a atitude, a empatia, a flexibilidade e capacidade de adaptação e o pensamento crítico são as características mais valorizadas pelos empregadores.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: Kobu Agency/Unsplash
**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*

Pub

Categorias: Juventude, Trabalho

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.