Fabricante de pneus nascida em Famalicão em 1946 celebra capacidade de inovação e adaptação propiciadoras de criação de riqueza e desenvolvimento

MABOR festeja 75 anos de vida

MABOR festeja 75 anos de vida

Pub

 

 

Quem nunca viu o azulejo MABOR GENERAL nas estradas de Portugal deve levantar a mão direita antes de prosseguir a leitura. É que estes azulejos persistem no tempo e no território, espalhados um pouco pelas cidades, vilas e aldeias de todo o país. A responsável pela sua difusão é a MABOR, nascida em Lousado, Vila Nova de Famalicão, faz agora 75 anos.

Quando em 6 de abril de 1946, a Mabor inaugura, em Lousado, sob a direção de Júlio Anahori De Quental Calheiros, Conde da Covilhã, segundo se diz a pedido do Cardeal Cerejeira, a sua primeira fábrica e no mesmo dia apresenta o primeiro pneu da marca, que era também o primeiro pneu produzido em Portugal, estava longe de “imaginar” que, 75 anos depois, a marca continuaria viva, a “rolar” nas estradas e a ser uma  referência mítica em Portugal e no Mundo. Os parceiros do fundador foram o Banco do Porto e a americana General Tyre.

História da MABOR ligada ao desporto automóvel

Com um percurso muito associado à competição automóvel, a MABOR distingue-se desde sempre pelo pioneirismo e pela inovação em termos de campanhas de publicidade e marketing. É à MABOR, segundo reza a história, que se fica a dever a introdução das primeiras placas de publicidade exterior em Portugal.

Para além do pioneirismo nas campanhas de marketing e publicidade, o percurso da MABOR distinguiu-se também pela ligação ao desporto automóvel. Foi durante a década de 50 que a Mabor iniciou esta forte ligação que manteve durante mais de 3 décadas, destacando-se não só a nível técnico e de performance, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura.

A partir desta época passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Uma associação que se manteve ao longo de várias décadas e que ainda hoje se mantém bem viva nas memórias de muitos portugueses aficionados pelo desporto automóvel.

Nesta ligação ao desporto automóvel, de destacar a participação e o triunfo da Mabor no icónico Troféu Datsun 1200, em 2004, com um carro totalmente decorado com as cores da marca.

Continuar a dar cartas nos próximos 75 anos

Em 1990, o Grupo Continental cria uma joint-venture com a Mabor e a marca passa a fazer parte do universo do Grupo. Dois anos depois, a Continental AG adquire a maioria do capital.

Num modelo exemplar de longevidade, que não é comum a muitas marcas, a MABOR é um dos principais símbolos do setor automóvel em Portugal, pelo que “é muito interessante perceber que, 75 anos depois, continua viva e a ser muito acarinhada pelos portugueses”, destaca Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal.

No ano em que se assinalam 75 anos do lançamento no mercado do primeiro pneu MABOR, o nível de notoriedade que ainda hoje a marca alcança representa “um case study, sendo líder destacada no seu segmento de mercado. O sucesso da MABOR reside também na sua íntima ligação à história de Portugal, tendo acompanhado várias gerações”, refere Pedro Teixeira.

O diretor-geral da Continental Pneus Portugal, Pedro Teixeira, destaca, por isso, a forma como a Continental tem vindo nos últimos anos a reforçar a importância da marca no setor, impulsionando o valor que a mesma tem para Portugal, devido à sua história e tradição. “A MABOR é responsável por um capítulo magnífico na história do nosso país. Representa o espírito empreendedor, ambicioso e arrojado dos portugueses. E a Continental, com o know-how e a visão estratégica que desde sempre lhe são reconhecidos, não desperdiçou este magnífico capital e tem sabido posicionar e renovar a MABOR para que esta continue a dar cartas nos próximos 75 anos”.

Espírito de fundadores e colaboradores dos primeiros tempos persiste em Lousado

Pedro Carreira, o presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor, destaca, por sua vez, que “o dia 6 de abril de 1946, data da inauguração oficial da MABOR, foi um dos primeiros marcos históricos na produção de pneus em Portugal. Prestamos a nossa homenagem, aos seus fundadores e todos os colaboradores pois sem eles a nossa empresa, Continental Mabor, provavelmente não existiria. Foram pioneiros e audaciosos no seu tempo. E esse espírito tem passado de geração em geração e ainda se mantém nos nossos dias”.

Ilustração especial comemorativa da autoria de Rui Ricardo assinala aniversário

Para assinalar a data, a MABOR vai lançar uma ilustração alusiva a estes 75 anos, da autoria de Rui Ricardo. Natural do Porto, Rui Ricardo revelou desde cedo os dotes no desenho e as suas primeiras publicações tiveram início quando tinha apenas 15 anos de idade.

O seu interesse e paixão pela ilustração e banda desenhada fê-lo seguir uma carreira artística, a ponto de aquando da conclusão do curso de Designer Gráfico, na Faculdade de Belas Artes do Porto, ter já quatro livros de banda desenhada publicados no seu currículo. O convite de uma produtora televisiva levou-o ao mundo da animação e da criação de cenários digitais para “Major Alvega”. Depois de oito anos a trabalhar neste campo, resolveu dedicar-se exclusivamente à ilustração. A maior parte do seu trabalho é de ilustração editorial e tem colaboração publicada em diversos jornais e revistas pelo mundo fora: FHM, Men’s Fitness, The Times, The Telegraph, The Mail on Sunday, GQ, Popular Mehanics, Marketing Week, entre muitas outras. Realizou também trabalhos para entidades tão diversas como a Unicef, Hasbro, Oxford University Press, Pearson, Usborne, Vodafone, FNAC, Samsung.

MABOR – Um pouco de história passo a passo

1940 – Registou-se, uma empresa, a ser instalada em Lousado, pioneira no fabrico de pneumáticos em Portugal. Uma vez que esta indústria não estava desenvolvida em Portugal, a MABOR contou com a General Tire e Rubber Company como parceiro para, entre outros, fornecer assistência tecnológica e maquinaria especializada.

1946 – A MABOR inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no próprio dia da inauguração apresenta o primeiro pneu da marca, vulcanizado no mês anterior (março). Este foi também primeiro pneu produzido em Portugal.

Década de 50 – É durante esta década que inicia a sua aposta no mundo dos desportos automóveis, tornando-se uma importante referência nacional nesta área. A MABOR destaca-se nas competições automóveis, não só a nível técnico, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura. A partir daqui passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Os maiores pilotos da altura, como era o caso de Vasco Sameiro, corriam com pneus MABOR.

1968 – MABOR abre uma nova fábrica, nas proximidades, o que se torna expressão do seu crescimento tanto no volume de vendas, como no reconhecimento.

Década de 70 – A MABOR volta a investir nas competições automóveis, desta vez através dos ralis. O background da marca nas competições em circuito deu-lhe credibilidade e fez com que os pilotos de rali confiassem na mesma. O gosto que os representantes da marca MABOR mostravam pela competição levou a mesma a criar o Troféu MABOR, uma prova que estava inserida no Campeonato Nacional de Ralis.

Década de 80 – Após a suspensão das competições, devido à crise do petróleo, a MABOR voltou a promover a prova da marca, o Troféu MABOR.

1990 – A Continental AG e a MABOR decidem constituir uma nova empresa para a produção de pneus: a Continental Mabor. A MABOR e a Continental Mabor constituem-se como empresas autónomas e independentes sendo a primeira acionista da segunda. (Os terrenos foram assumidos, via contratos, pela segunda. A MABOR, enquanto empresa continuou com os restantes bens imóveis e com as outras empresas (Polímeros do Ave, Têxtil Artificial do Porto, Indústria Têxtil do Ave (ITA), Mabor Angola, Mabor Moçambique) e a área de vendas de pneus da marca MABOR, com delegações na zona Norte, Centro e Sul.

1992 – A MABOR vendeu as suas posições na ITA à Continental e a área de vendas e efetuou a fusão da área comercial dos pneus MABOR com Scrimex. A marca de pneus MABOR passa a pertencer a 100% à Continental.

1996 – A MABOR celebra meio século de existência no mercado.

1999 – A Volkswagen ganha exclusividade de distribuição de pneus MABOR na Alemanha.

2002 – O volume anual de vendas de pneus MABOR excede a marca de 1 milhão.

2007 – Início da distribuição exclusiva na Europa Oriental e Áustria, através da Porsche.

2008 – A MABOR lança o pneu Sport Jet 2, o sucessor do Sport Jet

2014 – É lançado o mais recente pneu da MABOR, o Sport Jet 3, no Autódromo do Sameiro, em Braga.

2020 – Regressa às grandes competições desportivas, desta vez no relvado, ao patrocinar o Belenenses SAD. De recordar que a MABOR já tinha estado presente no futebol, já que na época 1996-1997 e 1997-1998 foi Sponsor Oficial do Boavista Futebol Clube.

2021 – MABOR festeja 75 anos.

Ao longo desta já sua longa e invejável história, a MABOR tem aportado ao território famalicense, onde se encontra instalada, uma enorme capacidade de criação de riqueza e desenvolvimento, seja pela capacidade técnica de inovação e adequação aos tempos, seja pela criação de postos de trabalho, com condições e regalias hoje em dia bem acima da média da generalidade do setor industrial da região, mesmo se, e de quando em vez, atravessa momentos críticos e menos favoráveis, próprios da vida de qualquer empresa. É, por isso, uma das empresas de que o Concelho de Famalicão mais se orgulha.

Que o futuro lhe continue a sorrir!

Museu do Automóvel de Famalicão passa a ter Centro de Formação Permanente de Extração

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: DR

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.