Encontro promoveu modelos de inovação e impacto social ‘na rota da cidadania global’

PASEC envolve quase 5.000 jovens na Anima Web

PASEC envolve quase 5.000 jovens na Anima Web

Pub

 

 

O ANIMA Web 2021 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural, este ano organizado pela PASEC, de Famalicão, envolveu mais de 4.700 participantes com o objetivo de promover a Animação Sociocultural e a Educação Não Formal como modelos de inovação e impacto social. “Na Rota da Cidadania Global” foi o tema de 2021.

Para lá de ter envolvido quase 5.000 elementos que disseram ‘Presente’ à ação, a PASEC conseguiu reunir 1.591 participanetes apenas nas quase três dezenas de masterclasses que decorreram online. Já no que se refere aos espetáculos que tiveram lugar nas noites de 25, 26 e 27 de março, também online, foram mais de 3.200 os espectadores presentes.

Cidadãos do Mundo

As masterclasses tiveram como ponto de partida “A minha missão como Cidadão do Mundo”. Foram momentos de exposição e reflexão em que o “Mestre Cidadão do Mundo” convidado partilhava a sua visão daquela que era sua responsabilidade de cidadão global a partir do seu testemunho de vida. Entre outras, destacaram-se as masterclasses do italiano Stefano Bottellide, do espanhol Mário Viche, de Vitor Dias, Diretor do IPDJ, Joaquim Freitas, Secretário Europeu dos Escuteiros, ou Jacinto Jardim, Investigador. Para além dos especialistas internacionais, os “Mestres Cidadãos do Mundo” convidados passaram por jovens inspiradores que partilharam as suas experiências de voluntariado internacional ou projetos de cooperação transnacionais.

Os três espetáculos online tiveram como temas “Rotas do Tempo…” no dia 25.3, “Rotas do Silêncio…” no dia 26.3 e “Rotas do Vento e do Trovão…” no dia 27.3. Foram protagonizados pelas Companhias Artística da PASEC, os ADN (Teatro), Arena (Dança e Expressão Corporal) e ADV (Música). Pretenderam, do ponto de vista das artes performativas, contar a história de jovens que pretendiam denunciar um mundo que se havia esquecido da sua interdependência e herança intercultural e que se havia deixado entregar ao egoísmo, xenofobia, racismo e erradicação dos mais importantes ecossistemas.

Anima Web encerra com encontro presencial (se possível)

O ANIMA, um dos maiores eventos europeus de Animação Sociocultural e Educativa, na sua versão online de 2021, ultrapassou as estimativa inicialmente esperadas, mas não se ficará por aqui. Fechará, já em versão online e presencial, se a situação pandémica permitir, entre os meses de abril e maio. Estão previstas as atividades de caráter concursal e presencial que incluem o concurso “Plano de Combate 2021”, sobre ideias de projetos de promoção do bem comum que envolverá mais de 890 jovens e encontros de cooperação e formação internacional.

O Anima Web 2021 teve o apoio do Programa Erasmus + através do Projeto Geo Equity.

Ensino | Governo saúda adoção do Erasmus+ e anuncia lançamento em Viana do Castelo

Erasmus+ reconhece práticas de excelência da CIOR

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: PASEC

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Poluição | Braga para Todos perturbado com descargas continuadas e lixo no Rio Este

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.