‘Open Call’ destinada a designers, ilustradores e criativos decorre até 15 de abril

Design | Serralves lança concurso para criação de ‘merchandising’ e produtos relacionados com Treetop Walk

Design | Serralves lança concurso para criação de ‘merchandising’ e produtos relacionados com Treetop Walk

Pub

 

 

Serralves pretende desenvolver uma linha de design sustentável, em que o Treetop Walk e a própria Fundação assumam o protagonismo em termos de identidade gráfica. Abriu, por isso, uma open call dirigida à comunidade de designers, ilustradores e criativos, com o objetivo de criar um conjunto de  produtos e merchandising que está a decorrer até 15 de abril. O vencedor terá a oportunidade de desenhar e produzir a coleção oficial de produtos do Treetop Walk.

Identificado como estrategicamente relevante, a Fundação de Serralves, em colaboração com o Fundo Ambiental do Estado Português e tendo a Ascendi como mecenas exclusivo, promoveu a construção de um Treetop Walk no seu Parque. Este percurso, situado em nível elevado face ao solo, junto à copa das árvores, permite uma experiência impactante de observação e estudo da biodiversidade do Parque de Serralves.

Novos e diferentes formatos de fruição permitem uma abordagem distinta à relação com a Natureza. Disso são exemplo os tree walks existentes em alguns dos mais relevantes parques e jardins do mundo. Serralves não é execção. No ano em que celebrou os seus 30 anos de existência – 2019-, reforçou com o Treetop Walk a sua missão de promoção e valorização do património natural e cultural, inovando na dinamização de ações de sensibilização Ambiental e fomento da Ciência e na sua relação com diferentes tipos de públicos – público em geral, comunidade educativa e científica.

Treetop Walk reconhecido com relevantes prémios e distinções internacionais

A forma como o Treetop Walk foi concebido, designadamente através do reaproveitamento feito de madeira, maioritariamente reciclada e recuperada de incêndios e demolições, mas também pela maneira cuidada como foi implantado no Parque de Serralves, respeitando a orografia e a flora existente no local, são elementos destacados nos relevantes prémios e distinções que tem vindo a receber: o prémio Expresso Imobiliário, na Categoria Construção/Arquitetura Sustentável e Menção Honrosa na categoria de Empreendimento Turístico; a nomeação pela reputada ArchDaily para Building of the Year e  o destaque dado pela  Architectural Record, a mais antiga revista de arquitetura e design dos Estados Unidos, classificando o Treetop Walk de Serralves como um dos mais relevantes projetos paisagísticos do mundo em 2020.

Linha de produtos harmonizados com paisagem e orientações do Treetop Walk

A linha de produtos propostos deve refletir a harmonização do Treetop Walk com a paisagem envolvente do Parque e a importância deste projeto de arquitetura sustentável. A implementação deste projeto, concebido pelo Arquiteto Carlos Castanheira em colaboração com o Arquiteto Álvaro Siza, viu a sua importância reconhecida pela afirmação da arquitetura e de formas de construção sustentáveis enquanto elementos essenciais no futuro relacionamento homem/natureza.

Ao mesmo tempo, a linha de produtos propostos também deve evidenciar a contemporaneidade de pensamento que rege a Fundação em todo o seu projeto cultural e ambiental. O Treetop Walk possui uma programação específica abrangente, trabalhada quer na vertente pedagógica, quer ao nível científico, e adaptada aos diferentes públicos: escolas, público em geral e grupos de famílias. As iniciativas desenvolvidas privilegiam a observação, a perceção e a interpretação do espaço e património natural existente, através da experiência, propondo uma nova vivência do Parque em três dimensões: Científica, Pedagógica e Sensorial.

Como não poderia deixar de ser, hábitos sustentáveis de consumo deverão também estar na base das propostas apresentadas. Os produtos propostos devem ser pensados para serem produzidos através de processos e materiais sustentáveis, produzindo uma baixa pegada de carbono.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Arquitetura | Casa de Serralves considerada uma das mais icónicas do Século XX

Ambiente | FAPAS pretende renaturalizar terrenos da Refinaria de Leça

Imagens: Fernando Guerra

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Ensino | Governo saúda adoção do Erasmus+ e anuncia lançamento em Viana do Castelo

Pub

Categorias: Arte, Porto, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.