‘A limpeza dos locais públicos ficou esquecida durante a pandemia’

Poluição | Braga para Todos perturbado com descargas continuadas e lixo no Rio Este

Poluição | Braga para Todos perturbado com descargas continuadas e lixo no Rio Este

Pub

 

 

O Braga para Todos denuncia nova descarga poluente no rio Este e a presença de  lixo acumulado nas margens do rio há meses. Em tom mordaz, em ano de eleições autárquicas, o BpT lembra que “a pandemia não parou o trabalho” do executivo municipal bracarense mas, no entanto, “parece que a limpeza dos locais públicos ficou esquecida”.

“Esta zona da cidade não pode estar abandonada, cheia de lixo, constantemente a sofrer crimes ambientais e até com abrigos improvisados para animais de rua e comida humana espalhada pelo chão. Temos que exigir mais e não aceitar meras fotografias que embelezam redes sociais e deturpam a realidade que não é de todo bela, nem recomendável, para uma cidade que tenta acreditar ser amiga do ambiente”

Centralidade bracarense exibe falta de cuidado

Atento ao que se passa no curso fluvial, o movimento político vem mais uma vez a público lamentar “o abandono crónico do Rio Este por parte do executivo camarário”. Na mesma onda, deixa ainda a acusação de usar o rio que atravessa a cidade de Braga somente para marketing político e muito pouco para beneficiar a vida dos bracarenses  e das várias espécies de animais que lá vivem. “Além das descargas e da pouca ou nenhuma eficiência do Município de Braga em proteger o rio, há meses que assistimos ao crescimento do lixo nas suas margens, lixo este que é visível tanto em Maximinos, como junto ao INL“.  O facto é que em grande parte da área pedonal e da ciclovia junto ao rio Este se encontra repleta de lixo diverso, nomeadamente plásticos, papéis e vestuário. Queixa-se o Braga para Todos que este problema “não é de um fim-de-semana, mas o que se acumula há meses, já para não falar do crescimento de plantas invasoras nas suas margens”. Por outras palavras, conforme referem, “o Rio Este está ao abandono pelo Município o que nos parece inaceitável, já que este é o local onde muitos bracarenses se deslocam para fazerem o seu passeio higiénico, levar animais à rua e praticar desporto.”

‘Faz-se muito pouco pelo rio’

No seu conjunto, o Braga para Todos denunciou até hoje mais de 20 descargas, tendo inclusive apresentado propostas usadas noutros municípios com sucesso – ‘Se é possível vigiar o rio Vizela porque não é possível fazê-lo no Rio Este?‘ – , pelo que conclui que, da parte de Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Braga, haverá falta de vontade política e falta de estratégia. Apesar do reconhecimento internacional de Braga como uma autarquia preocupada e cuidadora do Ambiente, “Braga não tem políticas ambientais eficientes”, afirma o BPT. “Por mais que sejamos inundados com notícias ou publireportagens pagas com dinheiro público, a realidade é que não se fez muito pelo ambiente e, no caso do rio Este, em concreto, fez-se muito pouco”.

‘O rio não está a ser limpo’

Preocupado com o que se passa num rio que é património de tantos, o Braga para Todos deixa novamente alguma sugestões: videovigilância, investigação de queixas, fiscalização e policiamento de proximidade, e a sempre indispensável limpeza.

“Se o lixo está no rio Este há meses significa que o rio não está a ser limpo”. E interroga: “Se os ativistas não agem, [limpando o rio], até porque face ao estado de emergência e ao contexto pandémico não é recomendável, ninguém faz limpeza? Por que razão os serviços de limpeza e recolha da câmara não limpam o rio e as suas margens?”

Privacidade | Braga para Todos repudia divulgação de imagens íntimas nas redes sociais sem consentimento

 

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: BpT

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Sustentabilidade | Guimarães adere à Hora do Planeta

 

Pub

Categorias: Ambiente, Braga, Política

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.