28 de março: grávidas, familiares, amigos e demais interessados convidados a aparecer online

Família | ‘Por falar em nascer…’ de Penafiel reúne amanhã pela 1ª vez

Família | ‘Por falar em nascer…’ de Penafiel reúne amanhã pela 1ª vez

Pub

 

 

O grupo “Por Falar em Nascer…” de Penafiel, pertencente a uma rede de grupos semelhantes recentemente criada pela Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP), que tem vindo a realizar inquéritos nacionais sobre a experiência do parto, na tentativa de identificar as suas características, grau de satisfação e identificação de eventuais situações de abuso, discriminação ou desrespeito vivenciadas, bem como o impacto da experiência, irá realizar o seu primeiro encontro amanhã, pelas 10h00.

O encontro realizar-se-á online, devido às condições sanitárias em que Portugal se encontra, esperando-se, no entanto, a participação de algumas dezenas de pessoas.

Cátia Quintas, co-facilitadora do grupo de Penafiel, refere que “apesar deste ser o primeiro encontro do “Por Falar em Nascer…” em Penafiel, já desde 2018 facilitamos partilhas idênticas – ainda que inicialmente através da atualmente extinta rede internacional “Positive Birth Movement”. A participação nestes encontros tem um foco na experiência positiva e é sempre gratuita.

“A rede nacional “Por Falar em Nascer…”, criada pela ADMGP, é, de facto, necessária”, acrescenta Cátia Quintas. “Não pudemos deixar de nos integrar e de criar este grupo em Penafiel. O conhecimento e a informação podem ser transmitidos através da partilha de experiências”.

Parto é assunto tabu

“Infelizmente em Portugal, muito por conta de experiências traumáticas vividas pelas mulheres e suas famílias durante o parto, falar-se do parto ainda é difícil, pois há sempre muito receio à mistura. Mas o medo combate-se com o conhecimento, e o nosso objectivo é que tod@s possam aprender com tod@s!” refere ainda a promotora do evento.

O tema do mês de Março é “Parto Ideal – isso existe?”. Vai, por isso, focar-se na partilha do que cada um@ considera ser o parto ideal para si, e porquê. A conceção que cada um de nós tem sobre o parto ideal, sobre as condicionantes sociais que nos levaram a essa construção, sobre as nossas expectativas acerca desse momento tão único e sobre o percurso que cada um de nós está disposto a percorrer para planear o seu “parto ideal” estarão, por essa razão, no centro das atenções.

Estes encontros são sempre gratuitos e especialmente destinados a grávidas, familiares e amigos, mas também aberto a tod@s que demonstrem interesse relativamente ao tema. No entanto, a inscrição é obrigatória.

Igualdade | Papéis de Género e Dia da Mulher: para uns um exagero, para outros um dia de celebração

Família | Rede de creches vai contar com mais de 1.000 novas vagas

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: ADMGP

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Penafiel, Saúde, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.