Exemplar a caminho dos 200 anos de um Carvalho-roble situa-se em Turiz junto à Casa do Cruzeiro

Floresta | Vila Verde só tem registada uma árvore de interesse público

Floresta | Vila Verde só tem registada uma árvore de interesse público

Pub

 

 

Vila Verde só tem uma árvore registada no Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público (RNAIP). Trata-se de um carvalho-roble ou carvalho-alvarinho (Quercus robur L), localizado em Turiz, junto à Casa do Cruzeiro. O exemplar, a caminho dos 200 anos de idade, pertence a uma espécie de carvalho de grande porte que, no passado, foi dominante nas florestas portuguesas do Minho, Douro Litoral e Beiras.

O carvalho situa-se no cruzamento de estrada diante da Casa do Cruzeiro, naquela freguesia, construída em 1838, típica de uma antiga quinta minhota. O célebre Padre Manuel Joaquim Machado Rebelo, natural da região e mestre na arte culinária, em especial pelo seu receituário mais famoso – o Pudim conhecido como do Abade de Priscos -, terá frequentado a mesma.

“A Lei n.º 53/2012 de 5 de Setembro, que aprova o regime jurídico de classificação de arvoredo de interesse público, refere, no número 2 do seu artigo 3.° quem pode propor a classificação, através de requerimento modelo em excel do ICNF. De facto, entre os proponentes estão os proprietários de arvoredo, as autarquias locais, cidadãos e movimentos de cidadãos, entre outros”, lembra Carlos Dobreira, ativista ambiental e antigo professor no Concelho vilaverdense.

Sendo o concelho “um dos mais fotogénicos do Minho, ligado ao caminho de Santiago, itinerário que passa por inúmeras árvores com idade e em ambiência de história e até misticismo”, este cidadão, praticante ativo de plogging que se corresponde habitualmente com Greta Thunberg, alerta para o facto – que considera “estranho” – de não existir uma mobilização da sociedade vilaverdense para aumentar o número de árvores classificadas.

Floresta | Carvalho Americano, Árvore do Ano 2020 em Vizela

Urbanismo | Parque Infantil da Urbanização da Makro em Braga encontra-se ’em estado de conservação lastimável’

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Braga, Sociedade, Vila Verde

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.