Iniciativa inovadora no Dia Mundial da Água pretende sensibilizar e alertar para a necessidade de um uso racional deste recurso e para a sua poupança.

Água | Junte-se à corrente e feche a torneira: H2OFF!

Água | Junte-se à corrente e feche a torneira: H2OFF!

Pub

 

 

A H2OFF! – Hora da Água – está quase a chegar. Junte-se, por isso, ao movimento H2Off no Dia Mundial da Água. Às 22 horas de 22 de março de 2021, a Hora da Água será assinalada em Portugal para valorizar este recurso enquanto bem essencial.

Convicta de que este é momento certo para promover um movimento alargado de informação e reflexão sobre o “valor da água”, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), de que a bracarense AGERE é parte integrante, decidiu-se a promover esta iniciativa, junto da sociedade e do País. O principal objetivo da H2OFF!, de âmbito nacional, passa por sensibilizar e alertar para a necessidade de um uso racional da água e para a sua poupança.

H2OFF! – uma hora sem consumir água

Vários especialistas em todo o mundo vêm emitindo alertas de que as tensões criadas com as situações de escassez de água estão a aumentar, sendo importante equilibrar a necessidade deste recurso entre irrigação, produção de energia e abastecimento de habitações e empresas.

Nessa altura, será hora de fechar a torneira, fazendo H2Off. O apelo lançado é simples e não custa nada! Fechar, nem que seja por uma hora apenas, as torneiras no próximo dia 22 de março, para celebrar a Água enquanto bem valioso e tomar consciência da sua importância nas nossas vidas.

O apelo é simples: H2OFF!

Feche as torneiras por uma hora, nesta data simbólica dedicada à água. Uma hora sem consumir água, enquanto ato deliberado e consciente. É este o desafio que é lançado a todos e cada um.

Recurso escasso e essencial

As tensões e conflitos criados com as situações de escassez de água têm vindo a aumentar rapidamente um pouco por todo o Planeta, sendo importante equilibrar a necessidade deste recurso entre irrigação, produção de energia e abastecimento de habitações e empresas.

“O stress hídrico e a escassez de água estão na agenda política e social, constituindo uma ameaça para a humanidade, que se agravará à medida que o impacto das mudanças climáticas e a ocorrência de eventos extremos se forem acentuando, juntamente com o crescimento da urbanização e o aumento populacional”, refere a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), promotora da iniciativa.

Junte-se à corrente

No website recentemente lançado apresenta-se ainda um mapa interativo produzido pela ESRI Portugal onde todos os participantes poderão indicar a sua localização e acompanhar a evolução da adesão em tempo real.

Junte-se à corrente pois todos juntos podemos fazer a diferença!

​Enquadramento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ação de sensibilização está em acelerada contagem regressiva para a sua primeira celebração. Ao promover a consciencialização e adoção de novas práticas face a um recurso escasso e essencial, como a água, a H2Off surge alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos” (Objetivo 6), “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” (Objetivo 11) e ao “combate às alterações climáticas” (Objetivo 13).

Apoios públicos

O movimento H2Off conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), e com as Parcerias Nacionais da Quercus, Zero, Deco, Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Águas de Portugal, Turismo de Portugal, entre várias outras, e algumas outras no plano local, como a da AGERE, em Braga. aguardando-se o aumento do número destas entidades nas próximas horas.

Várias são também as figuras públicas que se associaram a este movimento enquanto Embaixadores estando previsto um aumento generoso do número de adesões. Entre estes estão, por exemplo, Francisco Ferreira (Zero), Paula Nunes da Silva (Quercus),  Viviane Parra (cantora) e Tó Viegas (músico),  Padre Vitor Melícias, Carlos Afonso (Chef) e Hugo Pinheiro (Campeão Nacional Europeu e Mundial de Body Board).

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: DR

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Ambiente, Braga

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.