Nova descarga no Rio Ave motiva PAN Famalicão a indagar a TRATAVE

Nova descarga no Rio Ave motiva PAN Famalicão a indagar a TRATAVE

Pub

 

 

Nova descarga poluente no Rio Ave, na freguesia de Pedome, Famalicão, levou a Comissão Concelhia do PAN – Pessoas-Animais-Natureza a questionar a Tratave, empresa responsável pelo tratamento de águas na região.

PAN Famalicão questionou a TRATAVE, empresa integrante do SIDVA (sistema integrado de despoluição do Vale do Ave) sobre as descargas efetuadas no Rio Ave, junto ao Parque de Lazer Calça Ferros, na freguesia de Pedome, no passado dia 15 de Março de 2021.

“Temos assistido a constantes atropelos ambientais que colocam em causa a recuperação da biodiversidade do rio Ave. É chocante ver que uma empresa, que deveria ter como princípio contribuir ativa e positivamente para a despoluição dos nossos rios, não acautelar esta situação”, refere Sandra Pimenta, porta-voz da Concelhia.

Qualquer que seja a origem das descargas de efluentes –  agrícolas, industriais ou particulares –  estas são extremamente poluentes e têm sempre consequências devastadoras para a biodiversidade do rio, quer afastando, quer eliminando algumas espécies locais, como é o caso da lontra comum.

Importa à Concelhia saber que tipo de descarga se trata, em relação à sua composição química, que quantidade foi efetivamente descarregada, e se a empresa procedeu a alguma análise à mesma, atendendo às declarações da empresa que garante que estas descargas apenas causaram “um impacto ambiental reduzido”.

A concelhia, que dirigiu um conjunto de questões à empresa em questão, recebeu em resposta apenas o que já era público. Pelo que, por forma a perceber o processo desencadeado neste procedimento, foi reforçado esse pedido de esclarecimentos.

As descargas provenientes de unidades industriais são transportadoras de uma concentração elevadíssima de poluentes e por isso, a Concelhia lamenta a falta de medidas de contenção ou prevenção por forma a agir em caso de sobrecarga.

“É imperioso  criar alternativas para o tratamento eficaz das águas da rede, seja através do aumento da capacidade de tratamento, da interligação de unidades existentes, ou até do aumento da sua capacidade de tratamento atual”. Finaliza a porta-voz.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: DR

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL 

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Pub

Categorias: Ambiente, Famalicão, Política

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.