Eliminação de postos de trabalho é preocupação-chave neste combate

Isabel Camarinha ao lado de trabalhadores da Refinaria de Leça

Isabel Camarinha ao lado de trabalhadores da Refinaria de Leça

Pub

 

 

Isabel Camarinha, Secretária-geral da CGTP-IN, participa amanhã, 18 de Março, pelas 10h30 horas, num dos momentos de protesto pela refinaria do Porto, em frente à residência oficial do Primeiro-ministro António Costa, numa tentativa de combater a quase certa inevitabilidade do encerramento da Refinaria de Leça da Palmeira. Mais tarde, pelas 12h00, volta a ocorrer semelhante concentração junto da residência oficial do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta acções de rua, organizadas pela Comissão Sindical Nacional (CSN) da Fiequimetal – Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas, na Petrogal, pretendem dar continuidade à luta que os trabalhadores e a central sindical têm vindo a fazer em defesa da continuidade da refinaria, do emprego dos seus trabalhadores com os respetivos direitos, e da economia regional e nacional.

Relativamente às propostas apresentadas pela empresa individualmente aos trabalhadores, tendo em vista a rescisão dos contractos de trabalho, a CSN reafirma que este não é o caminho. A estrutura sindical considera que a temática ambiental não é razão suficiente para se “continuar a destruir uma indústria estratégica para a Região Norte e para o País e, consequentemente, aniquilando milhares de postos de trabalho, lançando mais famílias na pobreza”.

Espaço da Refinaria em debate público

Atendendo ao anúncio da GALP de que iria encerrar as instalações da empresa, têm surgido movimentos que ora defendem transformação do espaço numa nova unidade industrial dedicada à indústria de refinação de lítio, a construção de uma nova zona imobiliária ou a renaturalização do espaço, havendo ainda quem defenda a opção pela realização de um referendo à população sobre o destino a dar ao local.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: JFLdP

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.