Trabalho de Braga na área da sustentabilidade com reconhecimento internacional

Desenvolvimento | Braga integra rede europeia inovadora para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento | Braga integra rede europeia inovadora para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Pub

 

 

Braga passa a integrar rede europeia inovadora para os Objectivos de Desenvolvimento Suestentável (ODS) ao ser a cidade portuguesa seleccionada no novo projecto SDG in Cities do programa Urbact. O projecto terá início no próximo mês de Abril e irá concretizar-se até ao final de 2022. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, considera que “esta escolha é mais um sinal que o trabalho de Braga na área da sustentabilidade está a ser reconhecido internacionalmente”.

Nesta área, assinalem-se os esforços que a autarquia tem vindo a desenvolver no combate às alterações climáticas e, mais recentemente, no sentido de ver incluídas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a lançar pelo Governo no sentido de ver contempladas verbas para elevar Braga a um patamar superior de bem-estar e sustentabilidade.

Braga foi uma das duas cidades portuguesas seleccionadas pela Rede Urbact para concorrer à integração nesta rede-piloto para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 das Nações Unidas, tendo sido a escolhida para representar Portugal nesta rede. “Esperamos poder partilhar as experiências efectuadas para atingir os ODS e aprender com os nossos parceiros europeus ao longo dos próximos dois anos”, referiu o autarca.

Promover o desenvolvimento urbano integrado e sustentável

O principal objectivo deste projecto inovador é que as cidades seleccionadas troquem experiências, aprendam com pares europeus e internacionais, desenvolvam capacidades para o processo de localização dos ODS nos seus territórios e desenvolvam ferramentas para os localizar. Todas essas actividades visam melhorar a maneira como as cidades abordam os ODS localmente. A rede visa também fortalecer as sinergias entre URBACT, o Conselho Europeu dos Municípios e Regiões (CEMR), a União Europeia e outras organizações internacionais na busca dos mesmos objectivos.

Ao longo de 15 anos, o programa URBACT tem sido o programa de Cooperação Territorial Europeia com o objectivo de promover o desenvolvimento urbano integrado e sustentável em cidades de toda a Europa. É um instrumento da Política de Coesão, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, pelos Estados-Membros, pela Noruega e pela Suíça. O fundo disponível para o projecto atinge os 1,724,310.00€, financiados na sua totalidade pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, um instrumento financeiro da Comissão Europeia cuja finalidade é apoiar o desenvolvimento económico das regiões da União Europeia.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Leitura | ‘Livros à Tua Porta’ e ‘Livros com Rodas’ chegam aos leitores de Braga

Azenhas, moinhos e açudes no Vale do Ave | História, cultura, património e inovação: Parte I – Introdução

**

VILA NOVA: contamos consigo

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Braga, Economia, Minho, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.