A prática desportiva nos clubes e nas escolas e o seu impacto na saúde em Portugal em análise

Desporto | Tempo Livre promove ciclo de debates e conferência ‘O Desporto: que futuro?’

Desporto | Tempo Livre promove ciclo de debates e conferência ‘O Desporto: que futuro?’

Pub

 

 

“O Desporto: Que Futuro?” é o tema central de um ciclo de debates online promovido pelo Centro de Estudos do Desporto da Tempo Livre, que decorrerá entre 18 e 30 de março, às 21 horas. O objetivo da iniciativa é discutir os desafios, os problemas e as expetativas que o futuro reserva ao desporto, nos clubes, na escola, na saúde e no país.

Mais de um ano passado sobre o início de uma pandemia global, e quando se começa a vislumbrar o seu fim, por força do processo de vacinação e de imunização comunitária em curso, a Tempo Livre lança um desafio a dirigentes desportivos, decisores políticos, pedagogos, professores e técnicos de educação física para que juntos reflitam sobre o que nos reserva o futuro no setor do desporto.

O impacto negativo que resultou para o desporto e para a atividade física do confinamento a que o país foi obrigado revela dados inequívocos e números avassaladores que vão merecer particular atenção neste ciclo de debates.

Programa

Na primeira sessão, a 18 de março, o debate conta com as participações de Ricardo Costa (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães), Miguel Laranjeiro (Presidente da Federação Portuguesa de Andebol), Pedro Dias (Diretor da Federação Portuguesa de Futebol) e Miguel Pinto Lisboa (Presidente do Vitória SC) que discutirão sobre o futuro do desporto nos clubes, com moderação por Luis Rodrigues (Presidente do Guimagym).

No dia 23 de março o debate decorre sobre o futuro do desporto nas escolas, reunindo-se na mesa virtual a Vereadora da Educação na Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, Vitor Pardal, (Coordenador Nacional das UAARE, Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), Carlos Neto, professor da FMH-UL (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa), com moderação de Sérgio Abreu, Coordenador dos Serviços Desportivos da Tempo Livre.

A terceira sessão, a 25 de março, é dedicada ao futuro do desporto na saúde e vai reunir Bruno Avelar (membro da equipa do Plano Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção Geral da Saúde), Patrícia Ferreira (Coordenadora da Equipa de Psicólogos da Rede de Apoio Social de Emergência de Guimarães) e o médico e atleta olímpico Rui Bragança. A sessão será moderada por José Martins, do Centro de Estudos do Desporto de Guimarães.

Este ciclo de debates completa-se no dia 30 de março com uma conferência final subordinada ao tema “O Futuro do Desporto em Portugal” e que contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo e o presidente da APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, Fernando Parente. O presidente da Direção da Tempo Livre, Amadeu Portilha, vai moderar a conferência que será transmitida em direto na página de Facebook da Tempo Livre.

As inscrições para as sessões são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas a 100 pessoas por sessão, devendo os interessados preencher um formulário disponível na homepage da Tempo Livre.

1ªPágina. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: TL

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

 

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.