Regulação emocional adequada a contextos de isolamento com ajuda da Universidade de Coimbra

Nutrição | Combater a obesidade e o excesso de peso com a ajuda do telemóvel

Nutrição | Combater a obesidade e o excesso de peso com a ajuda do telemóvel

Pub

 

 

Combater  a obesidade e o excesso de peso com ajuda de um telemóvel smartphone ou um tablet, equipamentos hoje em dia facilmente acessíveis, é o objetivo da eBEfree, uma aplicação móvel (app) desenvolvida pela Universidade de Coimbra (UC), através do seu Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). A equipa de investigadores é liderada por José Pinto Correia.

A app desenvolvida no âmbito deste projeto eBEfree tem como grande objetivo fornecer ferramentas e estratégias de regulação emocional que permitam às pessoas com obesidade ou excesso de peso eliminar ou reduzir significativamente os episódios de ingestão alimentar compulsiva, e melhorar a saúde mental e qualidade de vida.

Regulação emocional adequada a contextos de isolamento

“Estas ferramentas de regulação emocional e promoção de saúde mental são eficazes quando implementadas presencialmente em formato grupal”. No atual contexto da pandemia Covid-19, especialmente com o confinamento geral no nosso país, e tendo em conta que “vários estudos sugerem que o isolamento vem acompanhado de uma redução na saúde mental das pessoas”, o projeto eBEfree, nomeadamente pelo seu formato digital, pretende ser um contributo especialmente apropriado à situação atual”, assim chegando a todo o território nacional, explica a equipa do projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Como funciona a app eBEfree?

A app eBEfree é constituída por 12 módulos, disponibilizado ao ritmo de um por semana, que abordam diversas perspetivas do problema. “Os conteúdos para o tratamento da ingestão alimentar compulsiva, como estratégias de regulação emocional através de exercícios comportamentais e de meditação, foram desenvolvidos com recurso a vídeos de animação explicativos, exercícios áudio e vídeos de psicólogos/as da nossa equipa a abordar os temas relevantes”, detalha José Pinto Gouveia, acrescentando que a aplicação inclui também um fórum de discussão, “onde os utilizadores podem colocar questões aos terapeutas (haverá sempre um terapeuta a acompanhar o funcionamento da app)”.

Na sua VILA NOVA Online, a melhor Informação e Opinião.

Clique aqui e saiba as últimas que temos para lhe dar sobre o Minho e mais alguns concelhos do Douro Litoral, entre eles Barcelos, Braga, Famalicão, Esposende, Guimarães, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Viana do Castelo. E mais, muito mais: política, economia, ambiente, ensino, trabalho, cultura, desporto. Visite-nos.




Se tem entre 18 e 55 anos, participe

Para testar e validar a eficácia da aplicação, a equipa está a solicitar a colaboração de pessoas de todo o país, com idades compreendidas entre os 18 e 55 anos, com excesso de peso e ingestão alimentar compulsiva, e que possuam um smartphone ou tablet com acesso à internet. Os voluntários que pretendam participar no estudo devem contactar a equipa de investigação através do endereço eletrónico: ebefree@uc.pt.

A participação no estudo envolverá uma entrevista inicial, via zoom, para avaliar os critérios de elegibilidade, o preenchimento de uma bateria de questionários online e a utilização da aplicação móvel.

Imagens: (0) AllGo/Unsplash, (1) Carles Rabada/Unsplash, 2) UC

**

*
VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é cidadania e serviço público. Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros. Obrigado pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Ciência, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.