notícia . análise . contexto . opinião

Obras de remoção de material com amianto ocorre em sete edifícios escolares até final de março

Ensino | Escolas da Póvoa de Varzim quase livres do fibrocimento

Ensino | Escolas da Póvoa de Varzim quase livres do fibrocimento

Pub

 

 

 

Na Póvoa de Varzim encontra-se agora em curso a fase final das obras de remoção de fibrocimento em sete edifícios escolares. Trata-se de um investimento de cerca de 240 mil euros, parte do qual é elegível para comparticipação pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e que permite remover as estruturas com amianto existentes nos estabelecimentos da rede pública que se encontram no âmbito das competências da administração da autarquia, e substituí-las por novas coberturas metálicas.

As obras municipais, que vêm na sequência de um compromisso anteriormente assumido pela autarquia poveira, no sentido de eliminar um constrangimento de saúde pública que preocupava pais, alunos e funcionários dos estabelecimentos de ensino, estão agora a chegar quase ao seu término.

Aires Pereira, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, declarou que “ao longo do mês de março, vamos intervir num total de 7 escolas poveiras e livrá-las, de vez, do problema do amianto; tudo isto, aproveitando o período de confinamento, de forma a evitar interrupções desnecessárias das aulas e a garantir que os alunos usufruam de melhores condições assim que voltarem a ter ensino presencial”.

As obras para remover as coberturas na Escola Básica de Navais, na Escola EB1/JI de Paçô em Terroso e na Escola EB1/JI de Pedreira em Argivai já estão em vias de conclusão. No que respeita à Escola Básica de Agro Velho em Aver-o-Mar e à Escola Básica de Granja em Rates, a substituição começa já no início da próxima semana. No final do mês, está também prevista ocorrer a remoção de fibrocimento na Escola Básica de Sininhos na Póvoa de Varzim e na EB1/JI da Giesteira, cujas obras se enquadram na empreitada em curso.

10 milhões na modernização de equipamentos escolares ao longo do mandato

O setor da educação tem sido uma das grandes apostas da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Quanto à modernização das infraestruturas de ensino, o investimento total feito pelo Município da Póvoa de Varzim ascende ao montante de 10 milhões de euros. Além das obras de requalificação das coberturas já referidas, a autarquia procedeu e está a proceder à requalificação e ampliação de meia dúzia de escolas no concelho: Escola Básica de Aver-o-MarPavilhão Multiusos da Escola NovaEscola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, o Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Eça de QueirósEscola Básica da Giesteira e Escola das Machuqueiras.

A ação do município, no entanto, não se fica por aqui. Em termos de combate ao insucesso e abandono escolar, são, por isso, vários os programas de valorização de aprendizagem inclusivaformação ao longo da vida e educação ambiental implementados em todo o concelho, para lá de ter estimulado a literacia digital e a impulsionado a transição para o ensino online, designadamente através de um complemento em cerca de 13.000 € na aquisição de equipamentos informáticos para melhorar o acesso às aulas à distância dos alunos poveiros.

Ensino | Viana do Castelo investe 800 mil euros para remover fibrocimento de edifícios escolares

Img: M PVZ

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pandemia | A contaminação das ciências sociais num ‘mundo aos quadradinhos’

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.