‘Retratos de Mulheres de Braga’, ‘Mulheres na Praça’ e ‘Reflexão em torno da defesa dos direitos das mulheres’

Mulher | Braga assinala Dia da Mulher ao longo de uma semana

Mulher | Braga assinala Dia da Mulher ao longo de uma semana

Pub

 

 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se assinala Segunda-feira, 8 de Março, Braga promove a Semana da Mulher. Assim, até 14 de Março, a Autarquia vai partilhar histórias de dez mulheres bracarenses que têm um papel relevante nas mais diversas áreas.

Sameiro Araújo, a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, salienta que a Semana da Mulher “pretende ajudar a quebrar alguns estigmas e apresentar histórias de mulheres de garra que, através do seu trabalho, conseguiram deixar uma marca de excelência nas suas áreas laborais e quebrar preconceitos e desigualdades”.

Assim, as histórias de vida e percursos profissionais das dez mulheres seleccionadas serão partilhadas no portal e na respetiva página Facebook  do Município, através de uma exposição virtual que pretende mostrar o contributo destas mulheres em áreas como a Ciência, Saúde, Educação, Cultura, Desporto, Ambiente, Segurança e Acção Social.

A Semana da Mulher inclui ainda a realização de três conversas. A primeira – ‘Retratos de Mulheres de Braga’ – terá lugar na próxima Segunda-feira, 8 de Março, pelas 21h30, a partir da página do Facebook Desporto & Saúde Braga.

8 de Março: Conhecer ‘Mulheres de Braga’ através dos seus ‘Retratos’

Esta conversa vai contar com a participação de Lorena Diéguez (investigadora do INL); Lígia Cristina Penas (1º Sargento de Cavalaria do Exército Português); Sofia Peixoto (Cruz Vermelha); Maria da Graça Araújo (directora geral da Cachapuz); Rosa Maria Vasconcelos (provedora do Estudante da Universidade do Minho); Sónia Vilaça (directora geral e directora clínica do Hospital dos Lusíadas – Braga); Isabel Silva (directora dos Museus D. Diogo de Sousa e dos Biscainhos); Amélia Anjos (médica e ex-juíza internacional de atletismo); Ana Macedo (doutorada em Estudos Culturais); e Cristina Costa (responsável pela Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Município de Braga/dirigente do Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Educação Ambiental).

10 de Março: Quem são as comerciantes da Praça?

O programa da Semana da Mulher inclui ainda, no dia 10 de Março, pelas 15h00, na página de Facebook da Praça – Mercado Municipal de Braga, a iniciativa ‘Mulheres na Praça’. Às 15h00, Maria Teresa Rodrigues, Patrícia Silva, Rosa Magalhães e Ana Magalhães, quatro mulheres que fazem do Mercado Municipal de Braga a sua segunda casa, vão partilhar a história, a origem, as paixões e os segredos das suas vidas que têm tanto de bonito como de desafiante.

12 de Março: (Des)igualdade, assunto sempre presente, em discussão

O Dia Internacional da Mulher, mais do que uma comemoração, é um dia de luta das mulheres com coragem, que lutam pela liberdade e pela democracia, pelos direitos e pela igualdade. Trata-se de uma luta do nosso tempo, em que todos devem participar numa efetiva consciencialização para os Direitos Humanos e a Democracia, para que todos possam viver em liberdade e com dignidade e respeito,

A (des)igualdade será, por isso, o tema da última conversa, agendada para o dia 12 de Março, às 14h30, através da página de Facebook da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Aqui irá realizar-se uma mesa redonda em que se promoverá uma reflexão em torno da defesa dos direitos das mulheres.

À conversa, estarão Marta Mendes (Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Braga da APAV Braga); Carla Cerqueira (Ativista da UMAR Braga e investigadora na área dos estudos de género e media) e Alícia Wiedemann (Ativista da UMAR Braga e técnica do projeto ART’THEMIS+, programa de prevenção primária de violência de género e promoção de Direitos Humanos e igualdade de género) da UMAR Braga, e Rosa Oliveira, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, numa reflexão em torno da defesa dos direitos das mulheres.

  • As múltiplas formas de violência contra as mulheres, por Marta Mendes APAV Braga;
  • A acção feminista da UMAR Braga por Carla Cerqueira e Alícia Wiedeman da UMAR Braga;
  • A Estratégia Nacional Para a Igualdade e a Não Discriminação Portugal + Igual (ENIND), por Rosa Oliveira da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género;
  • Moderação de Ana Gabriela Macedo (Professora da Universidade do Minho/ Investigadora do CEHUM); e
  • Apresentação de Aida Alves (BLCS) (Apresentação do evento e dos convidados, gestão das questões / comentários do público, encerramento da sessão)

Imagens: M BRG

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.